Ramo da cepa, depois da maturação e da queda das folhas. Os sarmentos constituem a madeira do ano, a que se formou no mesmo ano, ao contrário da madeira de dois anos e das velhas madeiras do braço e do tronco.
O sarmento podado sobre mais de três gemas.
Tartarato bruto, produzido pelo vinho, que forma uma sedimentação cristalina nas cubas e nas garrafas saudável. O odor do sarro é muito desagradável, porque evoca o dos excrementos das bestas de carga.
Diz-se de um vinho sem defeitos nem alterações.
O vinho é um produto natural que deve ser consumido com moderação, porque contém uma proporção de álcool que costuma oscilar entre 10% e 15%. Beber diariamente meia garrafa de vinho branco ou tinto de baixa graduação (não superior a 12%) é tolerável por qualquer organismo são, que não tenha outras contra-indicações. A tradição cultural mais arreigada aconselha-nos a bebê-lo como acompanhamento das comidas. Nessa dieta sã, que inclui legumes, frutas, peixe azul, poucas gorduras, etc., o vinho pode proporcionar substâncias benéficas para a saúde. Os taninos do vinho tinto são benéficos para as artérias, pois diminuem a acumulação de placas de gordura (provocadas pelo colesterol de baixa densidade). O resveratrol, substância que se encontra na película da uva - que passa para o vinho tinto, durante a maceração - é antioxidante e boa para a prevenção do cancro.
Variedade branca nobre internacional, que se cultiva na Espanha (Penedés, Rueda), na França (Bordéus, Loire), no Chile, na Nova Zelândia, na Califórnia, etc. Dá excelentes vinhos, com característicos aromas vegetais e fumados, que podem melhorar em pipa e em garrafa. Existe uma variedade Sauvignon Gris, de pele mais escura, que dá vinhos fortemente fumados. A Sauvignon Vert é outra variedade menor, também conhecida com os nomes de Sauvignonasse e tocai friulano.
Variedade branca da região do Jura. Dá vinhos aromáticos, de um longo estágio e entra na elaboração de certos vinhos generosos como o "vin jaune". Existe um variedade rosada (Savagnin Rosé) que, segundo alguns ampelógrafos, seria a origem da cepa Gewürztraminer.
Uma das variedades brancas que se utilizam na Grécia para elaborar os vinhos Retsina. Dá corpo ao assemblage.
Variedade de uva branca, cultivada na Alemanha, desde 1916. Foi obtida por Georg Scheu, cruzando Sylvaner e Riesling. Hoje cultiva-se também na Califórnia. Produz vinhos interessantes - parecidos com a Riesling, embora com maior graduação - quando está muito madura ou afectada pela podridão nobre.
A variedade tinta mais típica do Alto Adige e do Württemberg (onde se chama Trollinger). Em muitos países consome-se como uva de mesa, porque dá um vinho pouco interessante (sem cor e sem acidez).