Deseja mais informação? Siga estes links.
Constituição Ciclo Vegetativo Porta-enxertos
A videira é uma planta da família das vitáceas. Existem várias espécies de vitácias, contudo a mais utilizada nas plantações mundiais de vinho de qualidade é a espécie vitis-vinefera.
Raiz
A raiz é a parte subterrânea de videira. Essencialmente existem dois tipos de raízes: as mais finas e tenras que se encontram à superfície da terra e obtêm o alimento para a planta e as raízes mais grossas, lenhosas e mais profundas capazes de segurar a videira à terra.
Cepa ou tronco
É a parte entre a raiz e as primeiras ramificações da videira, os braços. O tronco da videira é bastante frágil, por isso para sustentar a planta utilizam-se tutores vivos (árvores: castanheiro, plátano ou choupo) ou mortos (paus de madeira, metal ou cimento).
Varas
As varas são a parte da videira imediatamente a seguir aos braços (as primeiras ramificações da planta). Este órgão da videira também é designado por sarmento.
Folhas
As folhas são compostas por duas partes distintas: o pecíolo (a parte mais delgada) e o limbo, a zona mais larga e verde. É através das nervuras que a seiva circula nas folhas.
Gavinhas
Órgão filamentoso e indispensável à planta, uma vez que permite que a videira se agarre aos tutores e fixe os sarmentos possibilitando a sua elevação.
Flores
As flores da videira são constituídas pelo cálice (androceu), corola (gineceu), estames e pistilo. Os órgãos reprodutores da videira são os estames, responsáveis pela produção do pólen e o pistilo que depois de ser fecundado origina os bagos e as grainhas.
Frutos
Os frutos da videira são os bagos que resultam da fecundação das flores. O bago é constituído por engaço, polpa, grainhas e pele.

 
English