Deseja mais informação? Siga estes links.

Portugal é um país de dimensão reduzida, contudo apresenta uma grande diversidade de solos. Apesar de ser um país de clima tipicamente mediterrânico, Portugal apresenta também algumas especificidades climáticas.

As diferenças entre os solos são visíveis de norte a sul do país e justificam-se pelas grandes diferenças na topografia e geologia que por sua vez também influenciam o cultivo da vinha.

Os solos portugueses de boa aptidão agrícola são uma minoria, porque o clima mediterrânico e a sua distribuição irregular de precipitação provocam uma forte erosão dos solos. O oceano Atlântico também contribui para a forte erosão costeira e para alterar algumas das características do clima mediterrânico. É no Interior do país que se notam algumas especificidades do clima continental.


Vinhos Verdes
Trás-os-Montes
Douro
Bairrada
Dão
Beira Interior, Távora-Varosa e Lafões
Lisboa
Ribatejo
Península de Setúbal
Alentejo
Algarve
Madeira
Açores
   
Solo
A maior parte da região apresenta solos de formação granítica, no entanto existe uma faixa de silúrico que atravessa a região e onde existem formações carboníferas e de lousa. Há também uma zona da região que apresenta solos de xisto.

Clima
Clima com forte influência atlântica. Os valores de precipitação anual são bastante elevados e as temperaturas apresentam poucas variações ao longo do ano. A humidade atmosférica é elevada devido à pluviosidade e aos ventos marítimos.

   
Solo
Solos litólicos não húmicos de granitos e solos mediterrânicos pardos ou vermelhos de xisto, materiais argiláceos, de gneisses ou outros.

Clima
Clima temperado de características continentais. As temperaturas são muito baixas no Inverno, contudo no Verão são bastante elevadas. Na zona das montanhas ocidentais as precipitações médias anuais situam-se entre os 2500 mm e no interior da região o valor decresce para 1500 mm.

   
Solo
Solos de xisto–grauváquico e graníticos.

Clima
A zona poente da região apresenta um clima atlântico, a zona central é de clima atlântico-mediterrânico e no Douro Superior o clima é mediterrânico. As temperaturas são mais elevadas no interior da região e a pluviosidade é baixa, no entanto é comum a formação de geadas no Outono e Inverno.

   
Solo
Solos argilo-calcários de origem jurássica e triássica. Solos arenosos oriundos do Pilo-Plistocénico e solos de aluvião.

Clima
Clima temperado e marcado por uma forte influência do Oceano Atlântico. Os Invernos são frescos, longos e chuvosos. Os Verões são quentes, embora sejam suavizados pela presença de ventos de Oeste e de Noroeste, mais frequentes nas regiões junto ao mar.

   
Solo
Solos graníticos e de fácil transformação através da acção de fenómenos climáticos e biológicos, por isso são grosseiros e pouco férteis.

Clima
Clima temperado: Invernos frios e chuvosos e Verões muito quentes e secos. No Verão as temperaturas podem atingir os 30ºC e a pluviosidade é escassa. São os meses de Novembro e Dezembro que apresentam uma precipitação mais elevada.

   
Solo
Solos mediterrâneos pardos ou vermelhos de xistos metamorfizados e gneisses; mediterrânicos pardos de xistos ou grauvaques do pré-câmbrico e litólicos não húmicos de granitos e migmátitos.

Clima
Clima temperado de influência continental, uma vez que a região encontra-se afastada do mar. Os Invernos são muito frios e muitas vezes a precipitação acontece sob a forma de neve. Por outro lado, os Verões são muito quentes e secos.

   
Solo
Solos mediterrânicos pardos, vermelhos normais ou parabarros de arenitos finos, argilas e argilitos; solos litólicos não húmicos e podzóis de arenitos e solos calcários. Em Colares os solos são de areias assentes sobre materiais consolidados, normalmente designados por “chão de areia” ou solos calcários pardos de margas ou materiais afins, tradicionalmente designados “chão rijo”.

Clima
Clima mediterrânico temperado. Os Verões são bastante quentes e os Invernos são amenos, especialmente na zona mais próxima do litoral. As amplitudes térmicas são baixas e a pluviosidade concentra-se nos meses de Inverno.

   
Solo
Três tipos de solos distintos: o Campo, o Bairro e a Charneca. O Campo, mesmo à beira-rio, é muito fértil; o Bairro apresenta solos argilo-calcários de média e baixa fertilidade e a Charneca é constituída por solos arenosos e solos formados por aluvião que contêm alguma argila.

Clima
Clima essencialmente mediterrânico temperado. A região é muito influenciada pelo rio Tejo. Os Verões são quentes e no Inverno as temperaturas são relativamente amenas. A pluviosidade concentra-se no Outono e Inverno.

   
Solo
Nas zonas mais planas encontram-se solos arenosos (podzóis e regossolos) pobres em elementos nutritivos e com fraca retenção de água. Nas zonas mais altas os solos mais frequentes são do tipo argilo-calcário de composição variada.

Clima
O clima é marcadamente mediterrânico, contudo há diferenças entre as zonas planas e as zonas de maior relevo. Nas zonas planas registam-se amplitudes térmicas diárias e temperaturas médias anuais mais elevadas do que na zonas mais altas. Nas zonas altas, a precipitação é mais elevada e o número anual de horas de sol é mais baixo.

   
Solo
Solos de origem granítica e com algumas manchas de derivados de xistos e quartzodioritos. Na região de Borba, os solos são maioritariamente derivados de calcários cristalinos e na zona de Moura de calcários pardos.

Clima
O clima é mediterrânico com algumas características de clima continental. Os Verões são extremamente quentes, secos e a precipitação é muito baixa. No Inverno a precipitação é um pouco mais elevada e as temperaturas médias rondam os 11ºC. A região goza de mais de 3000 horas de sol durante o ano.

   
Solo
Solos predominantemente arenosos. Existem também solos franco-arenosos próximos da costa litoral e solos argilo-arenosos, argilo-calcários ou xistosos no interior e na zona ocidental da região.

Clima
O clima é tipicamente mediterrânico: baixas amplitudes térmicas ao longo do ano e valores pouco elevados de precipitação anual. A região é seca, sofre pouca influência dos ventos e recebe mais de 3000 horas de sol durante um ano.

   
Solo
Solos pobres cuja constituição varia com a altitude e que resultam da degradação de rochas vulcânicas e constituídos por basalto, traquite, tufo escórias e conglomerados. Em Porto Santo, o solo é de origem calcária.

Clima
O clima da Madeira tem características subtropicais e apresenta temperaturas médias que variam entre os 24ºC no Verão e os 18ºC no Inverno. Na costa Norte da ilha a precipitação é mais elevada do que na costa Sul, uma vez que se encontra protegida por montanhas.

   
Solo
Como as ilhas da Terceira, Pico e Graciosa são de origem vulcânica, os solos são pouco espessos, sendo constituídos por rochas basálticas, traquites, andesites e formações argilosas.

Clima
O clima é muito influenciado pelo Oceano Atlântico e caracterizado por temperaturas amenas e baixas amplitudes térmicas anuais. O ar é húmido (a média anual da humidade relativa ronda os 75%) e a pluviosidade tem uma distribuição regular no ano, apesar de ser mais abundante no Inverno.

Algarve Península de Setúbal Alentejo Alentejo Alentejo Estremadura Ribatejo Estremadura Bairrada Dão Beiras Beiras Beiras Beiras Beiras Douro Trás-os-Montes Trás-os-Montes Trás-os-Montes Vinhos Verdes Açores Açores Açores Madeira Madeira
 
English