O vinho português é cada vez mais reconhecido como um produto de qualidade e de carácter distinto. O trabalho desenvolvido pelos órgãos de promoção do vinho português está a dar frutos não só em terreno nacional, mas também em alguns mercados-alvo mundiais, como os EUA, Reino Unido ou Brasil.

A ViniPortugal é uma associação interprofissional que tem realizado diversas campanhas no estrangeiro com o objectivo de promover os vinhos, aguardentes e vinagres portugueses. Esta associação agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais com ligação ao comércio, produção, cooperativas, destiladores, agricultores, Regiões Demarcadas e Estado.

O ICEP é um organismo que tem trabalhado em parceria com a ViniPortugal, especialmente na projecção da imagem dos vinhos portugueses fora de portas: foram realizadas diversas sessões de prova e participações nas feiras internacionais mais importantes do sector. Contudo, a promoção externa não é realizada apenas pela ViniPortugal. A promoção de vinhos do Porto é realizada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e a divulgação dos vinhos da Madeira é organizada pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

A par destas instituições, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) contribui também para a divulgação e promoção dos vinhos em Portugal. As Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) realizam também acções promocionais e eventos de divulgação dos vinhos da região que regulam.

No contexto nacional existem também várias associações relacionadas com o sector vitivinícola com áreas de actuação que englobam a parte vitícola, vinícola ou enológica e que contribuem para a divulgação dos vinhos portugueses. As confrarias báquicas promovem também o vinho português e algumas destas associações fazem a ligação entre o vinho e a gastronomia.

 
English