Descubagem de um vinho depois de fermentar.
Acção de extrair o mosto fermentado da cuba, separando-o das películas. O momento de sangrar é muito importante para decidir o tanino de um vinho tinto e a cor de um vinho rosado.
Bebida refrescante, tipicamente espanhola, que se elabora à base de vinho tinto.
Matéria orgânica que pode utilizar-se como clarificante enérgico, sob a forma de pó seco, na clarificação de alguns vinhos.
Estado sanitário: estado de uma vindima sã ou afectada por uma alteração ou uma doença.
Sub-região vinícola da DOC Ribatejo que produz vinhos brancos e tintos secos. As castas recomendadas são o Arinto, Fernão Pires, Rabo de Ovelha, Tália, Trincadeira das Pratas e Vital para as brancas; e Camarate, Periquita, Preto Marinho e Trincadeira Preta para as tintas.
Cave ou nave de uma adega onde se depositaram, de preferência, vinhos especiais, vinhos de determinadas colheitas, etc. Santuário da prova: lugar reservado aos profissionais da prova; espaço de apresentação dos vinhos ao grande público, com finais promocionais ou comerciais.
Uva tintureira cultivada na Rússia, Crimeia, Moldávia e Bulgária. Dá vinhos com muita cor e grau, que podem envelhecer durante anos. Dá aos vinhos tintos um aroma de ameixas.
Diz-se de um vinho que tem gosto, rico em matizes gustativos percebidos pela língua e pelo paladar, que se fazem notar na boca e que oferecem sensações ricas.
Variedade branca, cultivada na Hungria para produzir vinhos de agulha.