Cobertura de palha (palha de tifa ou palha de arroz), cartão ou plástico que protege a garrafa no transporte.
Uma das variedades brancas, utilizadas na Grécia para a elaboração do vinho Retsina.
Região vitivinícola DOC que engloba as sub-regiões de Almeirim, Coruche, Cartaxo, Chamusca, Santarém e Tomar. Possui uma grande variedade de solos e encepamentos. Nos últimos 15 anos, as vinhas mais próximas do Tejo, plantadas em terrenos mais férteis e, por conseguinte, produzindo vinhos de menor qualidade, foram deslocadas para terrenos mais pobres, de encosta. Por esse motivo, e também pelos investimentos em adegas que foram efectuados, os vinhos do Ribatejo encontram-se hoje num plano de qualidade muito elevado.
Variedade branca, que se cultiva no Friuli e na Eslovénia (Rebula). Produz um vinho ligeiro e floral.
Excelente em todas as suas componentes naturais. Os vinhos ricos bem equilibrados, são complexos.
Uma das rainhas das variedades brancas aromáticas, cultivada na Alsácia, na Alemanha, na Espanha (Penedés, Somontano), na Austrália, no Chile, na Califórnia, etc. Distingue-se pelos seus aromas finos e cítricos. Os seus cachos pequenos e apertados dão um rendimento médio, embora alguns viticultores a submetam a podas demasiado longas para obter sobreprodução. A sua película grossa protege-a da podridão. Mas quando é atacada pelos fungos da Botrytis, pode dar vinhos licorosos excepcionais, de grande elegância. Amadurece tarde e, por isso, beneficia com os outonos secos, frescos e ensolarados.
Variedade de uva branca, muito cultivada na Itália, na Roménia, na Bulgária, na Croácia, na Sérvia e na Eslovénia. Na Alemanha e na Áustria chama-se Wälchsriesling. Embora dê vinhos muito interessantes, inclusive enriquecidos pela vindima tardia ou pela podridão nobre, não se deve confundir com o verdadeiro Riesling. Por isso, os alemães chamam-lhe, por vezes, Rizling, marcando as diferenças.
Diz-se de um vinho que ainda não se abriu e mostra uma estrutura inflexível.
Vinho muito adstringente.
Conjunto de garrafas dispostas horizontalmente, formando grandes blocos. Os vinhos espumosos, elaborados pelo método tradicional, permanecem em rimas durante o seu estágio nas caves.