Produto químico destinado a obstaculizar ou destruir o desenvolvimento dos parasitas nos vinhedos. A viticultura mais avançada tenta reduzir ao máximo a utilização de pesticidas e de herbicidas; recorrendo a meios mais ecológicos para combater as pragas.
Diz-se de um odor nauseabundo, muito desagradável.
Variedade tinta cultivada principalmente na região do Médoc (França), que dá vinhos aromáticos e coloridos.
Aroma terpénico que pode ser detectado em alguns vinhos da variedade Riesling.
Potencial de hidrogénio. Índice de acidez ou de alcalinidade de um vinho. Calcula-se pelo co-logaritmo de concentração em iões hidrogénio. Quando o valor em pH é inferior a 7, o líquido é ácido. Os solos da vinha distinguem-se também pelo seu pH maior ou menor. O pH de um mosto varia de 2,8 a 3,8; o pH de um vinho, varia de 3 a 4.
Doença de origem bacteriana que origina um amargor extremo no vinho.
Com acidez agradável que não chega a ser incisiva. Diz-se também do vinho que contém uma dose moderada de dióxido de carbono.
Picapoll ou Piquepoul Blanc
Variedade branca, que se cultiva na Catalunha e no Ródano, produzindo vinhos agradáveis, de qualidade discreta. Em França costuma utilizar-se para elaborar o vermute.
Vinho afectado pela bactéria acética (envinagrado).
Pico - Indicação de Proveniência Regulamentada, Açores
A ilha do Pico possui 44 770 ha dos quais menos de 10% são ocupados com vinha. O clima é muito húmido e produz-se vinho branco licoroso de aperitivo denominado "Pico". Também produz, embora em menor quantidade, vinho tinto e branco secos.