Doença causada pelas bactérias acéticas que envinagram o vinho.
Doença causada pelas bactérias lácticas que actuam sobre os açúcares redutores, produzindo ácido láctico e ácido acético.
Substâncias corantes contidas na película dos bagos de uva, formada pelas antocianinas e pelas flavonas (por exemplo, os antocianos das uvas tintas).
Disposição das garrafas de vinho espumoso em rimas horizontais, dentro da silenciosa e fresca cave de estágio.
Conjunto de garrafas de vinho espumoso, espumante e champagne, colocado em filas, umas em cima das outras e postas em pontas (depois da remuage e antes do dégorgement).
Odor e sabor a especiarias, muito agradáveis, que apresentam alguns vinhos tintos de grande qualidade. A pimenta verde é muito característica dos tintos elaborados com a uva Grenache.
Aroma vegetal característico de alguns vinhos, que recorda o do pimento verde. Os vinhos de Cabernet Sauvignon, quando são muito finos, proporcionam estes aromas vegetais que se devem à piracina.
Sinónimo da variedade de uva Chenin. Pineau d'Aunis: chenin tinto, que se utiliza na elaboração de alguns rosados e tintos do Loire. Pineau de la Loire: chenin branco.
Vinho generoso (16º a 22º) da região de Cognac, obtido por mistura de vinho e de cognac. O pineau tinto elabora-se com uvas tintas (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec, Merlot). O branco obtém-se a partir de Folle Blanche, Colombard, Sémillon, etc.
Aroma balsâmico que pode encontrar-se em vinhos brancos, rosados e tintos.
Variedade branca, sensível à podridão. Cultiva-se na Alsácia, na Alemanha (Weisser Burgunder, Klevner), Itália (Pinot Bianco), e os países do Leste da Europa. Podem elaborar-se com ela vinhos de qualidade apreciável.