Diz-se de um vinho com força, que deixa rasto na boca pela sua acidez, pela sua força em taninos ou o seu grau alcoólico.
Variedade tinta cultivada no Sul de Portugal (Alentejo, Algarve) e que dá um vinho com um aroma característico de nozes.
Variedade de uva tinta, cultivada em Aragão (Somontano), onde produz rosados muito típicos e alguns tintos aromáticos (bagas silvestres, especiarias), agradáveis na sua juventude.
Aspecto característico das folhas quando atacadas por certos fungos, como o míldio. No mosaico amarelo, causado por um vírus, as folhas tomam esta cor.
Nome genérico de uma família de variedades brancas, que têm uma tradição milenária no Mediterrâneo. As variedades Moscatel cultivam-se, hoje, em todo o mundo (Espanha, Portugal, Itália, França, África do Sul, Austrália, Chile, Califórnia, Turquia, etc.). A Moscatel de Frontignan, da Alsácia ou de bago miúdo dá vinhos aromáticos de grande qualidade. É também conhecida com os nomes de Muscat, Moscato d´Asti, etc. Foi uma das cepas mais apreciadas pelos Gregos e pelos Romanos. Com ela elaboram-se excelentes vinhos aromáticos, muito terpénicos, dotados de subtis perfumes de mel e de flor de laranjeira, de rosa e de frutas maduras. Utiliza-se também para elaborar vinhos doces. A Moscatel de Alexandria cultiva-se em todo o Mediterrâneo, da Itália a Valência, da Grécia a Málaga. Em Portugal é conhecida como Moscatel de Setúbal dando origem nesta região a excelentes vinhos de sobremesa. Em Espanha é conhecida como Moscatel de Chipiona, Moscatel Romana, Moscatel de Málaga, Moscatel Gorda, etc. Elaboram-se com ela, principalmente, vinhos doces, intensos e empolados, caracterizados pelo seu odor floral (gerânio) e frutado (moscatel, passas, frutas maduras). A Moscatel de Hamburgo, tinta, consome-se como uva de mesa. A Muscat Ottonel cultiva-se na França, na Áustria, na África do Sul, etc., tendo sido obtida por mestiçagem de Casselás e de Moscatel. É a mais vulgar das Moscatel.
O mais famoso dos moscatéis portugueses, elaborado nesta região, a partir das castas Moscatel de Alexandria (Moscatel de Setúbal) e Moscatel Roxo que é uma variedade local.
Nome que a Moscatel de Alexandria toma na região de Setúbal.
Tipo de vinho generoso que se faz na região do Douro a partir da casta Moscatel de Frontigan que aqui toma o nome de Moscatel Galego.
Casta a partir da qual se produz o vinho moscatel do Douro.
Variedade de Moscatel de origem Portuguesa. É muito semelhante à Moscatel de Frontigan diferindo apenas na cor da película da uva que tem uma cor vermelho-violeta. É uma casta rara mas de grande qualidade para a produção de vinhos generosos.
Líquido resultante da prensagem das uvas. Após a fermentação o mosto transforma-se em vinho. As partículas sólidas da uva (películas, polpa e, por vezes, engaços) eliminam-se ao clarificar os vinhos.
Mosto concentrado, isto é, de volume reduzido, e condensado por eliminação, pelo calor ou pelo frio (congelação), de uma parte da água contida.