Vinho licoroso elaborado com uvas afectadas pela podridão nobre, na região de Tokay (Hungria). Dá-se, abusivamente, este nome à variedade Pinot Gris na Alsácia.
Odor meio floral, meio vegetal, que recorda o da planta do mesmo nome que cresce em baldios e matagais rasteiros.
Recipiente grande de carvalho ou de castanho com uma capacidade de 600 l ou 900 l, para o armazenamento dos vinhos e, por vezes, da sua fermentação.
Termo utilizado para os Moscatel de Setúbal, que, nos finais do século XIX e princípios do século XX, embarcavam em navios de modo a serem comercializados em locais longínquos. Quando as trocas comerciais não se efectuavam, os vinhos regressavam ao porto de origem, verificando-se que, sempre que tal acontecia, melhoravam as suas características organolépticas. Descobriu-se que o fenómeno era devido às grandes variações de temperatura que se verificavam durante a viagem. Tal facto deu origem ao processo de estufagem que, ainda hoje, é utilizado por algumas casas no fabrico dos vinhos.
Carácter específico que a podridão nobre proporciona aos vinhos licorosos e que se traduz por aromas doces (mel, caramelo toffee, pastelaria).
Odor empireumático que recorda o dos frutos secos torrados (amêndoas, avelãs), dos grãos torrados (café), do pão torrado.
Odor empireumático dos grandes vinhos a torrado, que recorda o das substâncias submetidas a um fogo intenso (por exemplo, cacau, café, tabaco).
Sabor muito característico de vinhos estagiados em pipa, cujas aduelas foram queimadas.
Variedade branca, antigamente muito difundida na Galiza e em Portugal. Teve uma grande expansão na América, embora hoje o seu cultivo naquele continente se concentre no Chile.
Vinho grosseiro, ordinário, silvestre.
Touriga Franca (ex-Touriga Francesa)
Uma das cinco principais castas para a produção de vinho do Porto. É uma casta de bom rendimento e que resiste muito bem a altas temperaturas.
A principal casta tinta portuguesa. Recomendada em várias regiões do país, tem no Douro uma importante missão a produzir vinho do Porto, e no Dão a servir de base aos principais vinhos da região. Encontra-se em grande expansão por outras regiões vinícolas do País. Rica em extracto e em taninos, robusta, com grande capacidade de estágio e muito adequada para a produção de vinhos de mesa e de generosos.