Levedura aeróbia (Mycoderma vini, hoje chamada Candida vini) responsável pela formação de um véu esbranquiçado na superfície dos vinhos expostos ao ar. Chamam-lhe "flor-de-vinho", mas não se deve confundir com o véu de flor dos vinhos jerezanos, provocado por outro tipo de leveduras.
Conjunto dos elementos climatéricos (temperatura, precipitações, vento, insolação, etc.) característicos de um parcela, de uma cepa e inclusive de uma inflorescência. Os factores climatéricos básicos são dados pela luz, pela temperatura e pela chuva. Uma cepa cultivada em latada - onde os cachos ficam ao abrigo da sombra da massa vegetal - tem um microclima diferente de uma cepa cultivada em cordão e bem exposta ao sol e ao ar.
Filtragem que retém os corpos e partículas compreendidas entre 0,1 e 10 micrómetros (cada micrómetro equivale a uma milionésima de metro ou a uma milésima de milímetro).
Doença das partes verdes da cepa provocada por um fungo parasitário (Plasmopar vinicola). Este fungo, procedente dos Estados Unidos (mildew), atacou os vinhedos europeus em 1878, causando muitos prejuízos. Há variedades mais sensíveis ao seu ataque, mas, geralmente, continua a afectar todos os vinhedos quando o clima é favorável (anos com um Verão chuvoso). Durante as chuvas, o fungo, cujos gérmenes só evoluem em contacto com a água, introduz-se nas folhas. As partes verdes da cepa ficam assim afectadas e morrem. O míldio manifesta-se sob diferentes aspectos: manchas brancas ou manchas oleosas sobre as folhas, ou podridão nas uvas. O tratamento consiste em regar as folhas, antes das chuvas, com um produto que mate os gérmenes do fungo, evitando assim que se introduzam nas folhas. Há anos utilizou-se o cobre, mas depois da Segunda Guerra Mundial utilizam-se cada vez mais os produtos de síntese e o cobre vai desaparecendo; é este o progresso mais importante na luta contra esta doença, cada vez menos temida.
Odor floral que recorda o das flores da mimosa.
Aroma característico de alguns vinhos brancos de grande qualidade e finesse e que lembram o cheiro do siléx quando raspado ou de algumas rochas (giz, pedra de amolar, silício, tufo, grafite).
Qualidade de um vinho que tem suavidade, corpo e matéria. Aplica-se geralmente aos vinhos melosos.
Odor frutado que recorda o perfume deste tipo de ameixas, ou das suas compotas.
Odor vegetal que evoca o dos míscaros.
Odor vegetal característico de alguns vinhos velhos, que recorda o odor almiscarado dos míscaros.
Vinho doce natural elaborado segundo as normas canónicas do Vaticano. O vinho de missa é uma especialidade muito apreciada na Espanha e na Itália, mas que nos nossos dias está infelizmente a cair no esquecimento.