"Se eu não vivesse no meio das vinhas, nunca poderia pensar em fazer vinho." A afirmação é de Filipa Pato, filha de Luís Pato, um dos mais conhecidos produtores de vinhos portugueses. Mas, apesar da influência familiar ter sido determinante para Filipa estar na área dos vinhos, o que a fascina na enologia é o estilo de vida. "É uma forma de poder viajar, de estar em contacto com o campo e viver num mundo sem monotonias e rotinas em que o ciclo da natureza comanda a actividade".
Filipa Pato divide o seu trabalho entre a empresa do pai, a sua marca própria (FP wines & sparklings, no mercado há cerca de 7 anos) e a Vinhos Doidos, uma empresa dedicada à exportação de vinhos. Os vinhos criados por Filipa, nas marcas ensaios FP e Lokal, são produzidos com castas tradicionais das regiões da Bairrada, Dão e Beiras.
Defensora tenaz das castas autóctones, Filipa considera que as castas devem ser trabalhadas no seu habitat natural. "É uma grande mais-valia cultivar castas que estão adaptadas há muito tempo em cada local. Além disso, com as castas autóctones facilmente se consegue ser a referência, porque as castas não estão espalhadas pelo mundo. Por exemplo, a Baga é uma casta que dificilmente se irá adaptar a outra região do mundo, porque requer condições muito particulares para ter o máximo potencial".
Em relação às regiões onde trabalha, Filipa salienta a vantagem de poder fazer "vinhos equilibrados (no álcool, acidez e corpo) e que se encaixam muito bem na gastronomia". Segundo, Filipa o complicado é mesmo a quantidade limitada de vinho que produz e por vezes, os vinhos esgotam em alguns mercados. Um dos seus truques para vender os vinhos é viajar: "noto que quando viajo não tenho vinho suficiente para vender e quando não viajo, não vendo vinho".
Para Filipa, promover os vinhos portugueses no estrangeiro é fundamental. "A promoção da qualidade dos vinhos e da diversidade das castas é importante, porque no fundo está-se a promover o país e o turismo de qualidade. Por sua vez o turismo também vai criar consumo nos vinhos de qualidade e nos produtos de qualidade que existem em Portugal".