Portugal é um pequeno país situado no sudoeste europeu. É também constituído pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores, sendo os Açores o ponto mais ocidental da Europa.
É um país de pequena dimensão (92 072 km²), marcado pela influência do Oceano Atlântico e um dos países que constituem a Península Ibérica (Espanha é o outro pais). Desde sempre foi muito influenciado pela cultura mediterrânica, ainda hoje visível, por exemplo na gastronomia.
Em Portugal deslumbra múltiplas paisagens: desde a presença dominante do mar até às serras do interior, ficará seduzido pela beleza natural do país. Cada região tem um clima próprio. A proximidade do mar determina temperaturas amenas durante todo o ano, enquanto no interior os Invernos são rigorosos e os verões secos. No noroeste a pluviosidade é dominante, tanto no Inverno como no Verão. É no sul do país, na região do Algarve, que encontra as praias portuguesas mais famosas.
O arquipélago da Madeira tem características subtropicais, por isso as temperaturas são amenas durante todo o ano, normalmente entre os 24ºC e os 19ºC. Nos Açores as temperaturas também são amenas, apesar da precipitação ser frequente mesmo no Verão.
A história secular do país é visível de Norte a Sul: desde a arte rupestre do vale do Côa até aos edifícios contemporâneos das grandes cidades. As cidades património mundial e as paisagens protegidas, os vestígios da ocupação de povos romanos, bárbaros e árabes e as influências das culturas conhecidas durante a expansão marítima fazem de Portugal um pais único. Além disso, em cada local alguém o receberá de braços abertos, já que as gentes portuguesas são famosas pela sua hospitalidade e simpatia.
Portugal tem 10,5 milhões de habitantes, mas a sua distribuição não é uniforme. Os grandes centros urbanos concentram-se na costa litoral do país, nomeadamente as cidades de Lisboa (capital) e Porto. O interior tem menos habitantes e ainda é muito dominado por actividades como a agricultura ou a pecuária. Apesar disso, é no interior que se encontram as vinhas que produzem o mais famoso vinho português: o vinho do Porto.
Sem desconsiderar esse precioso líquido que é o vinho do Porto, Portugal tem muito mais para oferecer no sector vinícola. Hoje em dia, cada região produtora tem vinhos de excelente qualidade, elaborados com tecnologia recente e a partir de castas nacionais provenientes de vinhas cheias de história.
A localização geográfica de Portugal e a sua área reduzida não o impede de ser um dos maiores produtores mundiais de vinho. E porque não começar a conhecer Portugal à mesa?