Pessoa encarregada de elaborar vinhos.
Aparelho que serve para a vinificação dos vinhos tintos.
Todos os vinhos apresentam, entre outras, características comuns de bouquet, que os identifica como vinho e os diferencia de outras bebidas alcoólicas. É aqui que reside a vinosidade, cuja acepção se estende às notas de tipicidade e de carácter que, segundo a linguagem dos profissionais, caracteriza os vinhos de certas regiões.
Diz-se de um vinho novo que cheira "a vinho". É o tipo de aroma que não existe nos vinhos com alguma idade, que entretanto já desenvolveram o bouquet.
Diz-se de um vinho que tem seiva; por isso, o álcool, o sabor frutado e a textura formam um todo homogéneo, característico nas mucosas bucais, que despertam sensações de prazer, sensuais, quentes, acariciantes.
Lugar (adega, reserva, móvel) em que se conservam os vinhos, onde se coleccionam, por vezes, as garrafas muito antigas ou raras.
Related to wine; that comes from wine.
Ano de colheita.
Categoria especial de Vinho do Porto. Corresponde ao topo de gama. É um vinho retinto, de muito boa qualidade, proveniente de uma só colheita e engarrafado entre o segundo e o terceiro anos após a vindima. Carece da aprovação do Instituto do Vinho do Porto. Contrariamente ao Tawny, o Vintage envelhece em garrafa.
Variedade branca das colinas do Ródano setentrionais, que dá vinhos muito aromáticos.
Diz-se da cor vermelho-violeta da capa de alguns vinhos tintos jovens.
Odor floral muito agradável, que recorda o exalado pelas violetas, dado pela ionona, que pode ser detectada em certos vinhos.