Conjunto de qualidades e caracteres de um vinho que lhe dão uma forte personalidade.
Processo que consiste em manter a temperatura de fermentação dentro de limites que permitam o melhor aproveitamento dos aromas das uvas. São variados os processos usados, mas é indispensável quer nos brancos, quer nos tintos. Um bom estágio dos vinhos necessita de temperaturas baixas e constantes. As temperaturas de serviço dos vinhos variam dos 9ºC ou 10ºC, de um vinho branco, aos 14ºC, de um vinho tinto jovem, ou dos 16ºC, 17ºC ou 18ºC, dos vinhos tintos mais velhos. Os espumantes devem ser servidos entre 6 e 8 graus.
Utensílio, inventado na região do Douro, utilizado para abrir garrafas de vinho do Porto muito velho, cuja rolha não se encontra em condições de ser retirada com um vulgar saca-rolhas. A extremidade inferior da tenaz, depois de fortemente aquecida no fogo, abraça o pescoço da garrafa logo abaixo da rolha, por alguns momentos. De seguida, retira-se a tenaz e deita-se água fria sobre o pescoço da garrafa, que de imediato partirá no local onde foi apertado pela tenaz. Retira-se a parte do pescoço com a rolha e o vinho está pronto a servir.
Diz-se do vinho suave, muito redondo, delicado, fácil; geralmente, identifica-se com vinhos brancos ligeiros e com pouco extracto.
Diz-se de um vinho fino e delicado, mas sem carácter.
Teor alcoólico volumétrico
Título alcoométrico volúmico - grau Gay-Lussac: número de litros de etanol contido em 100 l de vinho. Ambos os volumes são medidos a 20ºC; é uma percentagem que se exprime com o símbolo "% vol".
Diz-se de um vinho que causa excelente impressão de boca.
Engarrafamento a quente (45ºC ou 55ºC).
Técnica que utiliza a refrigeração ou o aquecimento das cubas para baixar ou elevar a temperatura dos mostos, o que permite travar ou activar a fermentação alcoólica, provocar a fermentação alcoólica, a maloláctica, dominar os aromas, etc.
Técnica que assegura o domínio das temperaturas durante a vinificação, que consiste em aquecer a vindima tinta para acrescentar a extracção das matérias corantes.