Conhecimento dos usos da convivência, da higiene, da saúde e da moderação, aliada às regras de hospitalidade e de cortesia.
Sensação provocada pelo estímulo dos receptores gustativos da língua e o carácter dos produtos examinados. Existem quatro sabores elementares: doce, salgado, ácido e amargo. Na linguagem corrente, a palavra "gosto" tem, pelo contrário, um significado muito mais extenso, pois inclui a percepção dos aromas na boca, pela via retronasal. Na sua acepção mais ampla, os provadores chamam gosto a todos os estímulos e sensações, que o vinho produz quando entra na boca.
Diz-se de um vinho que produz uma sensação de prazer na boca, com um grande número de matizes.
Abrir uma garrafa de champagne cortando o gargalo da garrafa com o fio do sabre.
Casta de uva autorizada no Alentejo.
Odor floral, amoscatelado, meloso, que recorda a fragrância exalada pela flor do sabugueiro.
Instrumento que serve para extrair as rolhas das garrafas.
Sacaromice (Saccharomyces)
Nome científico das leveduras: pequenos fungos de formas diversas, que são agentes da fermentação alcoólica, responsáveis pela transformação da glicose em etanol.
Nome científico do açúcar que, hidrolizado pelo calor ou sob a acção das enzimas, dá duas moléculas, uma de glicose e outra de frutose ou levulose. Utiliza-se, por vezes, em pequenas proporções controladas pelos regulamentos, para elevar o conteúdo em açúcar e, portanto, o grau alcoólico dos vinhos.
Vinho utilizado nas cerimónias litúrgicas cristãs e judaicas.