Vinho que manifesta as suas qualidades sem ambiguidade, com franqueza.
Common, ordinary wine.
Equilibrado, que mostra harmonia entre todas as suas componentes: pigmento, aromas primários e secundários, taninos, ácidos, açúcares, álcool, corpo, toque de madeira de carvalho - quando se trata de um vinho de estágio em barricas - o bouquet da garrafa e o conjunto de todos os caracteres próprios da sua variedade e da sua linhagem.
Vinho com bom balanço, envolvente, quente.
Processo de estágio em garrafa em que o vinho consome só o oxigénio contido no recipiente e amadurece lentamente, sem ar.
Aroma a couro, que recorda certos odores animais (caça, pele), que pode aparecer em vinhos que permaneceram muito tempo em garrafa.
Encher (uma pipa) regularmente com um vinho da mesma origem, para compensar a perda de um vinho devido ao transvase, à evaporação ou à absorção pela madeira, para manter as melhores condições de conservação na ausência do ar.
Acção de voltar a fermentar certos vinhos que ainda contêm açúcar e que se quer converter em menos doces ou em totalmente secos. Utiliza-se também esta palavra para nos referirmos a um vinho doce já engarrafado, que volta a fermentar porque foi pouco estabilizado.
Ponto de luz reflectido na cor de um vinho.
Aparelho que serve para medir o índice de refracção de um líquido, graças à qual se avalia a riqueza de um mosto em açúcar.
Com acidez agradável, ligeiro, alegre e calmante.