Declaração de colheita: formalidade administrativa, segundo a qual cada viticultor é obrigado a declarar, aos serviços fiscais, as quantidades das colheitas depois da vindima. Por meio desta declaração é atribuída a Denominação de Origem.
Declaração de existências: relatório que os viticultores e adegueiros devem apresentar todos os anos, comunicando os seus stocks.
Declaração de plantação: solicitação dirigida aos serviços fiscais e organismos vitícolas com o objectivo de obter a plantação ou o arranque das vinhas.
Outras declarações podem ser dirigidas aos serviços fiscais ou aos organismos que regulam a produção de vinhos. Assim, por exemplo, são necessárias autorizações para chaptalizar um vinho ou fazer determinadas correcções nos mostos. Para cada uma destas operações pode ser necessário fazer duas declarações, uma prévia e outra posterior, de controlo.
Vinho completamente desequilibrado por velhice a mais. Apresenta uma cor alterada e debilitada; não possui aromas primários e desvanecendo-se no paladar.
Eliminação das borras contidas no mosto.
Doença, alteração e, mais geralmente, falta de harmonia que se detecta, com desagrado, na prova.
Doença ou alteração que se detecta, com desagrado na prova. A realização de práticas de vinificação bem controladas anula o aparecimento destes defeitos. Exemplos de defeitos são: o cheiro a sulfídrico (ovos podres), acidez volátil elevada, sulfuroso excessivo, gosto a rolha.
Diz-se de um vinho que apresenta um ou vários defeitos.
Estado de uma vinha que perde o vigor vegetativo. Os seus frutos debilitam-se, tanto em quantidade como em qualidade. A degenerescência é provocada por uma doença. Mas o cultivo da vide vinífera sobre o porta-enxerto - praticado em quase todos os países do mundo como precaução necessária contra a filoxera - acelera também o envelhecimento e a degenerescência da cepa. Assim, uma cepa enxertada começa a debilitar-se aos 30 a 40 anos e deve ser substituída.
Degenerescência infecciosa
Doença vírica da cepa, também chamada entrenó curto.
Acto pelo qual se procede, segundo normas e regras precisas, a uma análise sensorial. Prova.
Analisar um vinho com os sentidos, prová-lo.