Variedade tinta, cultivada em Calábria e noutras regiões de Itália, que dá vinhos muito concentrados e ricos em álcool. Chama-se também uva navarra.
Medida de capacidade inglesa, equivalente a 4,5 l (galões imperiais). O galão americano tem 3,78 l (4 quars de 0,94 l; 8 pints de 0,47 l; 128 fluid ounces de 0,029 l).
Variedade tinta, típica da região do Beaujolais. Vinificada como tinto ou como rosado, dá vinhos muito frutados e florais.
Pedaço de sarmento da espécie Vitis vinifera, que se utiliza na enxertia e que virá a produzir uvas da mesma casta do sarmento.
Pescoço da garrafa.
Pequeno rótulo que reveste o gargalo da garrafa e onde se costuma incluir a data da colheita.
Recipiente de vidro onde os vinhos amadurecem e desenvolvem o seu bouquet. Todos os vinhos nobres de mesa possuem rolha de cortiça. Os romanos utilizavam já garrafas de vidro, como nos recorda Marcial quando se refere ao vinho de Falermo. Durante milénios, as garrafas eram fabricadas em crisóis, soprando "à cana". Mas o comércio de vinhos engarrafados data apenas dos séculos XVIII e XIX. A garrafa teve uma importância decisiva nos grandes vinhos espumante (méthode champenoise), pois é nela que se desenvolve a segunda fermentação.
Vasilha de vidro utilizada para o estágio dos vinhos gordos, expondo-os à intempérie.
Garrafão empalhado: vasilha de conteúdo variável, guarnecida de vime, com asas ou colocado numa armação de madeira, que serve para o transporte dos vinhos. Em Bordéus designa uma garrafa de 2,5 l.
Menção de qualidade que aparece nos vinhos de reserva portugueses (quando receberam estágio de pelo menos 1 ano em garrafa).
Também chamada cave. Local onde se guardam e envelhecem vinhos engarrafados. Zona ou instalação doméstica onde os apreciadores guardam os seus vinhos. Diz-se também da pequena reserva particular de garrafas. A adega caseira deve ter determinadas condições de armazenagem: humidade de 70%, temperatura média de 10-14ºC, sem grandes oscilações, tranquilidade, escuridão e limpeza absolutas, sem odores.
Variedade tinta, tradicional da Catalunha, com que podem obter-se vinhos jovens de tanino suculento e muito frutados.