Peça de madeira utilizada em tanoaria para encostar o fundo dos barris quando se pregam as cavilhas.
Conjunto das castas que compõem um vinhedo.
Vinho tinto que normalmente se apresenta com muita cor e pesado; com elevado teor alcoólico e de essências.
Declive de um monte ou de uma colina onde se cultiva a vinha. Há muitos vinhos famosos que nascem em encostas (Mosele, Côtes-du-Rhône, Porto, etc.).
Encostas de Aire - Indicação de Proveniência Regulamentada
As Encostas de Aire encontram-se na região vinícola da Alta Estremadura e englobam os municípios da Batalha e da Vila Nova de Ourém e algumas freguesias dos municípios de Leiria, de Pombal e de Porto de Mós. Os vinhos VQPRD são produzidos a partir das castas brancas Arinto, Fernão Pires, Malvasia, Tamarez e Vital e das castas tintas Baga, Periquita e Trincadeira Preta.
Vinho velho que formou na parede interior da garrafa um sedimento pesado e espesso em forma de crosta. Para além do crusted port (porto muito velho), este fenómeno pode apresentar-se noutros vinhos generosos muito velhos (rançosos, velhos málagas, moscatéis). O fenómeno multiplica-se quando os vinhos não foram filtrados na adega, como é o caso dos grandes portos de vindima do ano (Vintage), para preservar todos os seus taninos.
Importante casta de uva branca da Região do Dão. Produz vinhos nobres, complexos e com grande potencial de envelhecimento.
Pôr um vinho em cubas, pipas, etc.
Odor a especiarias e anis que certos vinhos apresentam.
Vinho brioso e brilhante, com estrutura, álcool e acidez.