Deseja mais informação? Siga estes links.
Daqui a 10 anos teremos o melhor Vinho Madeira
Jornal da Madeira | 01-09-2007
Pág. 4 | 4 1 2 3 4

JM — Defende que o madeirense deve comprar Vinho de Mesa regional, mas muita gente nem deve saber que vinhos é que existem. Não há falta de promoção?

PR — Não posso concordar! Um dia destes fui a um dos grandes supermercados da Região e é impossível não ver lá duas prateleiras especificamente feitas para dois vinhos de mesa da Região.

JM — Dois! Mas existem mais. Quantos e quais são?

PR — Podem existir mais dez, doze. Existem nas garrafeiras. Basta querer. Encontra-se. E façam o que eu faço: chegam a um restaurante e se não têm Vinho de Mesa madeirense levanto-me e vou embora. Garanto que no dia seguinte vai ter. Depende de nós. Não podemos ser indiferentes e dizer que o que vem de fora é que é bom. Se eu não sustentar a economia à minha volta, perco a minha qualidade de vida. Não tenho a mínima dúvida.

JM — Pode dizer-me nomes de marcas de Vinhos de Mesa madeirense?

PR — Há, por exemplo, o Enxurros, o Seiçal, o Casa da Vinha, o Torcaz, o Rocha Branca, o Quinta do Moledo.

JM — Têm características comuns ou cada um deles tem características muito específicas?

PR — Há especificidades. Devidas às castas, clima e processo de enologia. Todos eles são certificados pelo Instituto. Logo, todos têm os padrões de qualidade necessários para chegar ao mercado.

JM — Como presidente do Instituto, que mensagem é que deixa ao sector vitivinícola?

PR — Digo sempre aos viticultores que eles têm um papel fundamental nesta terra. São responsáveis por uma das maiores manchas verdes e que não é só verde. É uma mancha verde em permanente mutação: de Inverno não tem nada, no Outono está lindíssima, normalmente vermelha, e na Primavera/Verão está verde. São responsáveis pela sua existência e por aquilo que é um dos principais cartazes turísticos desta terra. O Vinho Madeira, muitas vezes, é mais conhecido do que a própria Ilha. Têm feito um trabalho muito bom em termos de reorientar o seu sistema produtivo para a qualidade. O ganho que tiveram em termos de qualidade grau médio de vindima, desde 2003 até agora, é recompensador. Isso vale a pena dizer.

As empresas de Vinho Madeira também merecem parabéns, porque é dos sectores primários mais vivos da Região. Com excepção de uma ou duas, todas as outras concorreram a fundos comunitários e remodelaram todo o seu sistema produtivo. Modernizaram-se. Já têm novos profissionais. O Vinho Madeira ganha cada vez mais prémios. Daqui a 10, 15 anos, fruto deste esforço de qualidade nas uvas do viticultor, das empresas, nos seus sistemas de produção, tecnologias e técnicas, teremos os melhores Vinhos Madeira que alguma vez pensámos ter. Vão ser de uvas excelentes, com tecnologia excelente e vão ter todo um processo de envelhecimento cada vez melhor. Portanto, estamos hoje a preparar um futuro muito, muito bom para o sector. O trabalho é de todos. Eu tenho a sorte de estar aqui no meio e a sorte de estar a fazer o que gosto.

 
Pág. 4 | 4 1 2 3 4
 
Escreva um comentário
4519 comentário(s). Pág. 1|1507 1 2 3 ... 51 ... 101 ... 1507  
2025-10-12 04:44:00

Utilizador: BigsharkNat
 
 
2025-10-11 08:30:00

Utilizador: JuliaDex
 
Hello! My name is Julia. I invest in startups. If you have an interesting project. wa.me/+66945829340 or Telegram t.me/sveta_bez_sveta
 
2025-10-10 07:56:00

Utilizador: BigsharkNat
 
Hello, everyone! My name is Julia. My team and I support early-stage startups. If you are looking for resources to launch or scale your project, tell us about your idea. We are open to considering interesting proposals. Text me on Whatsapp for quick communication
 
 
 
Nome: E-mail
Título do comentário
Comentário
Código de segurança:
 
English