Deseja mais informação? Siga estes links.
Daqui a 10 anos teremos o melhor Vinho Madeira
Jornal da Madeira | 01-09-2007
Pág. 2 | 4 1 2 3 4

JM — E isso tem incentivado o aparecimento de mais produtores?

PR — De longe! Este ano é histórico. Nunca tal aconteceu. A Região tem, desde a década de 80, um conjunto de programas de reestruturação e reconversão de vinhas. Conseguimos, durante quase duas décadas, reconverter cerca de 250 hectares. Este ano, para o pacote de 20 hectares que a Região tem para um ano só, temos pedidos já com overbooking. Há dois anos tivemos 10, também com overbooking. Portanto, o sector está a passar por um período muito positivo. Ainda há dias, na RTP/M, deu-me imenso prazer ouvir o engenheiro Duarte Caldeira dizer que é das poucas culturas rentáveis que a Região tem. E é! Eu, como presidente desta casa, digo que é um sector atractivo. Com um pacote de apoios como nenhum outro tem, que permite ter o prazer que é trabalhar no vinho e, ao mesmo tempo, podermos pensar em ganhar dinheiro com isso. Se eu não fosse presidente do Instituto, era viticultor.

JM — O que dá grau ao vinho é o açúcar. Como é que ele se forma? Só por curiosidade.

PR — É através do sol. A planta, através das folhas, transforma os nutrientes que tira da terra, junta-lhe a luz solar, há reacções bioquímicas e formam-se muitos compostos, entre os quais, o açúcar. É o verde das folhas que faz isto. Depois, qual é o objectivo da planta? É garantir que a geração seguinte seja o mais viável possível. E isso é feito concentrando toda a sua energia nos frutos. Pega no açúcar, mete nos frutos e mete nas suas reservas pessoais, no tronco, para o ano seguinte. Quanto mais folhas saudáveis e mais sol tem, mais açúcar produz. Se tiver falta de água também não funciona. Se tiver falta de nutrientes, também não. É a conjugação destes elementos.

JM — E isso pode ser controlado pelo produtor?

PR — Claro! Menos a luz.

JM — Portanto, se faltar a luz solar, o vinho tem menos açúcar?

PR — Não. O vinho tem que ter sempre açúcar. Pode é levar mais tempo a acumular. Aí, o factor tempo é importante. Por exemplo, numa região muito seca, como em Canárias, na Ilha de Lanzarote, é perfeitamente normal a vindima começar no final de Julho. Porque é seco e quente e tem muita luz. Aqui, não. Temos menos luz, é menos quente, tem mais humidade, as plantas levam mais tempo a conseguir acumular esse açúcar.

 
Pág. 2 | 4 1 2 3 4
 
Escreva um comentário
4519 comentário(s). Pág. 1|1507 1 2 3 ... 51 ... 101 ... 1507  
2025-10-12 04:44:00

Utilizador: BigsharkNat
 
 
2025-10-11 08:30:00

Utilizador: JuliaDex
 
Hello! My name is Julia. I invest in startups. If you have an interesting project. wa.me/+66945829340 or Telegram t.me/sveta_bez_sveta
 
2025-10-10 07:56:00

Utilizador: BigsharkNat
 
Hello, everyone! My name is Julia. My team and I support early-stage startups. If you are looking for resources to launch or scale your project, tell us about your idea. We are open to considering interesting proposals. Text me on Whatsapp for quick communication
 
 
 
Nome: E-mail
Título do comentário
Comentário
Código de segurança:
 
English