Ano em que se vindimaram as uvas que deram origem a um determinado vinho. Acção de colher as uvas, a vindima.
Designa um vinho feito com uvas vindimadas mais tarde do que o normal, originando vinhos com teores de açúcar mais elevados.
No processo de elaboração de vinhos espumosos de qualidade, pelo método tradicional, acção de tirar as garrafas das pupitres ou da giropallete, arrumando-as cuidadosamente de gargalo para baixo, com o fim de mais tarde proceder ao dégorgement.
Que pertence a este estado, que tem a natureza do clarificante ou da gelatina. Uma substância coloidal é semelhante à geleia, com matérias em suspensão que têm um movimento browniano. Obedecendo ao fenómeno de repulsão electrostática, os colóides não se podem aglomerar, excepto no caso da neutralização das cargas eléctricas que transportam, em cujo caso a solução coloidal precipita (floculação). O vinho é uma dissolução coloidal que perde a sua estabilidade quando mostra borras ou sedimentos.
Substância de aspecto gelatinoso que dá corpo e untuosidade ao vinho. É constituída por macromoléculas orgânicas originadas pela polimerização das pectinas, polifenóis, antocianas e taninos. Quando o vinho envelhece, os colóides tornam-se menos adstringentes. A filtragem permite eliminar estes colóides que podem originar turvação no vinho; mas não se deve esquecer que a sua presença contribui para o carácter e a estrutura dos grandes tintos.
Uva branca cultivada nas Charrentes e noutras regiões que elaboram brandies e necessitam de vinhos de grande acidez para destilar. No entanto, a Colombard poderia utilizar-se (Califórnia, África do Sul) para elaborar vinhos de mesa de apreciável frescura frutada e delicados aromas.
Diz-se de um vinho agressivo e rústico.
Organismo interprofissional que reúne viticultores, produtores/engarrafadores e armazenistas de vinhos, a quem cabe conferir as denominações de origem e respectivos selos de garantia.
Quando um vinho é rico, equilibrado, harmonioso.
Com aromas múltiplos, com bouquet.