Recipiente de madeira para transporte e envelhecimento de vinho. Diverge em tamanho segundo as regiões onde é fabricado e utilizado.
Termo usado na ilha da Madeira para designar o homem que transporta barris de vinho às costas com o auxílio de um pau para manter o equilíbrio. Termo utilizado em algumas regiões de Portugal para definir o homem que apenas se dedica à fabricação de barris.
Argila utilizada na colagem de vinhos.
Solos aluviões, pardos, utilizados no Jerez para o cultivo da vinha. São menos apreciados e mais produtivos que os alvacentos.
Região onde se obtém os vinhos que, depois de destilados, darão origem ao mais fino e apreciado armagnac.
Vinho base é aquele que é utilizado para a elaboração de vinhos especiais.
Uma das variedades que entra na cuba de fermentação do porto. Contribui, sobretudo, com açúcar. Cultiva-se também noutras regiões de Portugal (Dão, Madeira) e cultivou-se muito na Austrália.
Bate-se um vinho com uma forquilha adequada ou pau para o agitar, a fim de realizar a mistura da cola, dispersando-a por toda a cuba para obter melhor clarificação do vinho.
Diz-se de um vinho muito chocalhado e muito fatigado, especialmente depois de ter sido submetido a vários dias de transporte.
Casta de uva branca autorizada na região dos Vinhos Verdes.