Diz-se do odor agradável, geralmente resinoso e balsâmico (cedro, abeto, pinheiro, cipreste).
Usado pelos tanoeiros para abrir os batoques e o borneiro.
Vinho com excessiva riqueza alcoólica. Na degustação produz uma sensação de "ardor".
Solos de composição mais ou menos arenosa que se encontram em algumas regiões de Portugal, com especial destaque para Colares. Manchas arenosas existem igualmente na Bairrada (onde se cultivam as variedades brancas) e no Ribatejo, entre outras regiões.
Diz-se de um vinho esvaído.
Diz-se quando o vinho entra em contacto com o oxigénio. Durante a fermentação de tintos é benéfico, pois permite o desenvolvimento das leveduras de fermentação. Durante o estágio dos vinhos pode funcionar como um factor de afinamento e de acabamento dos vinhos.
Instrumento que serve para medir a densidade relativa do mosto (densímetro), em função da qual se obtém a medida do açúcar contida na uva e, por conseguinte, do álcool potencial do vinho.
Ao provar um vinho podemos detectar certas qualidades que se manifestam com um perfil mais agressivo, que quebram o equilíbrio; trata-se, fundamentalmente, das arestas ácidas ou das arestas do tanino. Estas sensações ir-se-ão harmonizando se o vinho evolui bem na garrafa.
Terra constituída por finas partículas sedimentares. A argila faz parte da composição do solo dos vinhedos. Encontra-se na maioria dos solos, sejam calcários, graníticos ou de outras composições. A argila pura, em demasiada quantidade, não é boa para a vinha, dado que é impermeável e não drena bem, mas existem excepções célebres, como os vinhedos de Petrus. Os solos argilo-calcários encontram-se entre os melhores solos para a cultura da vinha em Portugal.
Variedade branca, cultivada em Portugal (especialmente na região de Bucelas) e que permite elaborar vinhos de muito boa qualidade. Na região dos Vinhos Verdes é também conhecida por Pedernã. As especiais características dos vinhos produzidos com esta uva (boa acidez e capacidade de envelhecimento) levaram já à "importação" desta castas por outras regiões, como o Alentejo, Alenquer e Setúbal.