Deseja mais informação? Siga estes links.
Castas brancas Castas tintas
Tinta Miúda
  Propriedades da casta
Nome Tinta Miúda
Tipo da casta Tinta
Descrição Cultivar de abrolhamento e maturação tardios, porte erecto e fraco vigor. Podada normalmente em talão. A poda longa enfraquece-a. Tem grande tendência para o desbagoamento, principalmente se chover no período da maturação. Prefere terrenos de encosta e pesados, onde não teme a secura. Os seus vinhos são corados, ásperos e encorpados, melhorando bastante com o envelhecimento, que os torna delicados, com «bouquet», muito agradáveis na boca.

Sinonímia: ou «Tinta do Padre António», «Xerez», «Morrastel» e «Minostello» em França, «Graciano» em Espanha e «Cagnulari» em Itália.

   
  Características Ampelográficas
Fonte: Catálogo das Castas, IVV.
 
Extremidade Ramo Jovem aberta-achatada, com média densidade de pêlos prostrados e pigmentação antociânica média, na orla.
Folha jovem verde com placas avermelhadas. Página inferior da 4.ª folha expandida com média densidade de pêlos prostrados e fraca de pêlos erectos. Pigmentação antociânica das seis primeiras folhas de intensidade média.
Flor hermafrodita.
Pâmpanos entre-nós e nós com estrias avermelhadas. Gomos verdes.
Gavinhas comprimento médio. Distribuição regular descontínua, com fórmula 02.
Folha adulta pentagonal, média e quinquelobada. Verde médio; nervuras principais com pigmentação antociânica média na página superior. Limbo plano e medianamente empolado. Dentes médios e convexos. Seio peciolar com lóbulos sobrepostos, em U. Página inferior com média densidade de pêlos prostrados e média de pêlos erectos; as nervuras principais apresentam fraca densidade de pêlos erectos.
Cacho pequeno a médio e tochado. Pedúnculo curto.
Bago arredondado, pequeno e negro-azul. Película medianamente espessa e pruinada. Polpa não corada, mole e suculenta. Pedicelo curto, com o bago pouco aderente.
Graínhas com tegumento duro.
Sarmentos elípticos, costado-estriados e castanhos avermelhados.

 
English