A Adega Mayor brindou-nos, no dia 7 de Julho de 2008, às 7 da tarde, com a sua mais recente criação - o Vinho 7. O 7 é um vinho de autor, uma edição limitada para sentir e usufruir em momentos únicos.
O dia 7, do mês 7, do ano 2007 foi um dia marcante e inesquecível. O mundo conhecia as novas 7 Maravilhas e Portugal elegia, nacionalmente, outras 7. Nesse dia, às 7 da manhã, 7 pessoas enchiam a primeira de uma série de 2007 garrafas numeradas e registadas em notário. Dos números nasceu o vinho - 7, da Adega Mayor.
O 7 é um vinho de autor, quer sob o ponto de vista enológico, quer sob o ponto de vista conceptual. Nenhum detalhe ficou de parte: desenvolveu-se uma imagem escultórica que reflecte o modernismo arquitectónico da Adega Mayor e uma embalagem exclusiva - uma peça de design, fragmentada em sete blocos giratórios que reflete o espírito dinâmico e inovador da Adega, celebrando o vinho, a arquitectura e o design.
Segundo o Comendador Rui Nabeiro: "Acreditamos que o 7 é mais do que uma marca de vinho. Nele encerra-se uma data especial que ficará gravada na História como o dia em que foram dadas a conhecer as novas 7 maravilhas do mundo moderno. Nele se esconde o génio mágico pronto a ser despertado e a despertar os sentidos de quem dele fluir. Nele se materializa o desejo de criar algo diferente, exclusivo e limitado. Nele se reflecte o espírito renovador da Adega Mayor que assinala o seu primeiro ano de vida, brindando com esta marca especial. Queremos por isso que o 7 seja objecto de desejo e que proporcione ao consumidor tanto prazer como deu à Adega Mayor criá-lo."
O Vinho 7
O Vinho 7, é um vinho tinto, de castas Castelão e Trincadeira, de cor granada e com um teor alcoólico de 14.5% vol. O desengace foi sem esmagamento e a sua fermentação a 25ºC em depósito inox, com manta submersa e rack and return diário. A sua fermentação maloláctica foi feita em barricas novas de carvalho francês, onde o vinho permaneceu 9 meses, tendo passado por um estágio de 10 meses, em garrafa, antes de sair para o mercado. O seu aroma é de ameixa em compota, groselha e especiaria com a percepção de uma fina e elegante tosta da madeira. Na boca, o vinho surge fresco, estruturado, com sólidos e irreverentes taninos que convidam ao prazer. No final de boca o 7 sente-se longo e perfumado. |