No âmbito da parceria ICEP-ViniPortugal, organizou-se a participação de 26 empresas portuguesas em mais uma edição da Vinordic, certame que se realiza em Estocolmo de três em três anos.
As 26 empresas portuguesas presentes estavam distribuídas numa área de 400 m2, com espaço próprio para receberem os seus clientes, e com áreas de provas tanto de vinhos como de outros produtos alimentares nacionais.
A ViniPortugal organizou um programa diário de actividades paralelas com o objectivo de, através da explicação feita por profissionais suecos reconhecidos, insistir e informar sobre as características de vinhos portugueses e a melhor forma de os combinar com a gastronomia local, que também foi servida aos presentes.
A glória do futebol sueco que jogou em Portugal, Mats Magnusson, esteve presente e tornou-se um foco de atenções junto dos profissionais presentes que, por mais uma razão, paravam no stand de Portugal.
A TAP colaborou através do sorteio diário de uma passagem aérea a Portugal.
Para além das empresas integradas no stand referido, também um grupo de sete empresas portuguesas que constituem o G-7 esteve presente, assim como outras empresas com participação individual, ou com representações nos stands dos seus agentes.
A representação nacional foi visitada pelo Embaixador de Portugal em Estocolmo, acompanhado pelos Embaixadores do Brasil e de Angola, acreditados no mercado.
A VINORDIC é a mais importante feira de vinhos nos países nórdicos, tendo este ano batido todos os records de participação de empresas suecas (agentes, importadores) e de empresas estrangeiras que, neste difícil mercado de monopólio estatal na distribuição de bebidas alcoólicas, tentam a sua sorte para encontrarem quem as represente.
Este certame, cujos três primeiros dias estavam dedicados exclusivamente a profissionais, foi visitado por compradores, jornalistas, escanções e representantes do sector Horeca não só da Suécia como da Finlândia, Dinamarca, Noruega, Países Bálticos, Polónia e profissionais da área de S. Petersburgo. |