O vinho tinto Quinta da Fata, da casta Touriga Nacional, foi o vencedor do XLVI concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor”, em que foram avaliados os resultados da recente colheita de 2007.
Apresentaram-se a concurso 40 produtores que sujeitaram à avaliação do júri um total de 99 amostras. Depois de uma pré-selecção passaram à final 79 amostras.
Num dia intenso de avaliação, o júri do concurso, composto por 12 elementos, distinguiu o tinto Quinta da Fata como “O Grande Vinho do Dão” por ser, entre os vinhos com Medalha de Ouro, aquele que recebeu a pontuação mais elevada.
A Quinta da Fata é uma propriedade com 6,5 hectares de vinha e cujo primeiro proprietário, Bernardo Loureiro e Amaral foi, curiosamente, um dos impulsionadores da criação da Região Demarcada do Dão que, este ano, comemora o Centenário. Seguiu-se-lhe Eurico Amaral - fundador da Adega Cooperativa de Nelas (a primeira da região) e um dos ideólogos do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão. Na actualidade, a Quinta da Fata é liderada por Eurico Amaral, neto do fundador, estando os vinhos da casa sob responsabilidade enológica de António Narciso.
No concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor”, que se realizou no passado dia 10 de Julho, foram ainda atribuídas 11 Medalhas de Ouro e 19 Medalhas de Prata. |