O certame vitivinícola mais antigo do país, o Festival do Vinho Português, está de regresso à Mata Municipal do Bombarral entre os dias 18 e 27 de Julho.
Criado nos anos 60, o 1º Festival-Exposição do Vinho Português, como se designava na altura, decorreu, conforme foi noticiado na altura pelo jornal “Ecos do Bombarral”, entre os dias 6 e 9 de Outubro desse ano.
Realizando-se de forma não continuada durante alguns anos, foi a partir do ano de 1993, aquando da 10ª edição, que o certame se afirmou definitivamente passando a partir dessa data a realizar-se anualmente, assumindo-se como um certame nacional.
A 25ª edição do Festival do Vinho Português, além de ser um momento alto da vida deste certame, deverá ser também entendida como “um momento de reflexão sobre o contributo deste certame para o desenvolvimento e para a dinâmica do sector vitivinícola no Bombarral e em toda a região da Estremadura”, refere a autarquia, entidade promotora.
“Para além de um momento de festa à volta do vinho, o Festival do Vinho Português é também um excelente veículo de promoção, colocando o concelho do Bombarral e a região Oeste no calendário regional e nacional dos roteiros turísticos”, aponta.
De acordo com a Câmara, “de ano para ano o certame foi crescendo de forma sustentada, acabando por se afirmar em definitivo no panorama nacional, como um dos certames de promoção e divulgação dos vinhos nacionais. Este facto é comprovado pelo aumento de participantes e pelo elevado número de visitantes, que têm durante a realização do evento oportunidade de participar em provas de vinhos, comprar bons vinhos a preços mais convidativos, assistir a diversos espectáculos musicais e culturais e apreciar a gastronomia local nas tradicionais tasquinhas”.
Ao longo dos anos o Festival do Vinho Português tem tido a ambição de elevar a sua qualidade, contribuindo para divulgar o nome do Bombarral por todo o país, bem como os bons vinhos que se produzem no território nacional.
Embora seja essencialmente uma mostra dos vinhos que se produzem a nível nacional e do sector vitivinícola, nos últimos anos o Festival do Vinho tornou-se também num espaço de negócios, onde se fazem encomendas, contactos e preparam negócios. Não se tratando de um certame profissional, procura colocar lado a lado o produtor e o consumidor. |