Guarda recebe 1º Concurso de Vinhos da Beira Interior
Diário XXI | 18-06-2008

O certame vai ter lugar de 25 a 27 de Julho, no NERGA. Os promotores querem que seja o início de um prémio com reconhecimento.

Os produtos vitivinícolas da região vão merecer especial atenção na Guarda, de 25 a 27 de Julho, com o 1º Concurso de Vinhos da Beira Interior e uma Mostra de Vinhos e Sabores. A iniciativa é organizada pelo NERGA e Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior (CVRBI), que pretendem mostrar as potencialidades do sector e aumentar o seu reconhecimento.

O 1º Concurso de Vinhos da Beira Interior realiza-se no dia 26 de Julho, no Hotel Turismo, e avaliará 60 vinhos, entre rosados brancos, tintos e espumantes. Da competição sairão os títulos de “Melhor Vinho DOC da Beira Interior e “Melhor Vinho Regional das Beiras”, além de medalhas de ouro, de prata e menções honrosas.

A ideia desta acção é encorajar a produção de qualidade e reestruturação das vinhas existentes, além de divulgar e promover o consumo de vinho engarrafado. O júri será constituído por 12 elementos, entre enólogos e representantes das várias câmaras de provadores das regiões vitivinícolas do País.
O evento surge depois de uma primeira experiência de prova e venda de vinho, no ano passado, durante a Beirartesanato. Para Pedro Tavares, presidente do NERGA, “este ano achámos que devíamos ir bastante mais além”. Para o responsável, “os vinhos são cada vez mais importantes e esperemos que seja o princípio de um prémio consagrado”.

Dar visibilidade aos produtores

João Pedro Esteves, presidente da CVRBI, diz que o concurso “é uma oportunidade que se vai dar aos produtores para a divulgação dos produtos”. O responsável lembra que há sub-regiões “onde foi feita uma grande reestruturação das vinhas”, que tem permitido “novos produtos de alta qualidade”.
Esse interesse tem vindo a aumentar, segundo João Pedro Esteves, e é visível na própria Comissão, que iniciou actividade há 11 anos com nove produtores, tendo actualmente 26 inscritos. Segundo o responsável, essa aposta na vinha e no vinho de qualidade é cada vez mais importante: “Infelizmente ainda há produtores que vendem vinho a granel, mas a mais-valia é precisamente o contrário. Os vinhos têm que ser testados, provados e depois de saída a garrafa é que é feita a verdadeira divulgação do produto”.

A Mostra de Vinhos e Sabores da Beira Interior, por sua vez, decorre de 25 a 27 de Julho, no Hotel Turismo da Guarda, das 18h00 às 23h00. As bancas vão ter vinhos, enchidos, queijos e produtos gourmet da região.


Beira Interior produz 35 milhões de litros

A área de vinha da Beira Interior é de mais de 16.000 hectares, produzindo-se, anualmente, cerca de 35 milhões de litros de vinho. Por ano são vendidas 2,2 milhões de garrafas de vinho DOC e dois milhões de garrafas de vinho regional das beiras. A CVRBI integra três sub-regiões: Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel e certifica anualmente cerca de seis milhões de litros destes vinhos.
 
 
English