100 mil visitantes esperados na Feira da Vinha
Diário de Aveiro | 14-06-2008

Ultrapassar a barreira dos 100 mil visitantes na quinta edição da Feira do Vinho, ontem inaugurada em Anadia, é o propósito da autarquia, promotora do evento.

A quinta edição da Feira da Vinha e do Vinho foi inaugurada, ontem, em Anadia, pelas 17 horas. O certame, organizado pela Câmara Municipal, tem este ano entrada completamente gratuita. Litério Marques, presidente da autarquia, disse ontem na abertura que são esperados no certame, com este novo formato gratuito, “mais de 100 mil pessoas”, contra os 90 mil que o ano passado passaram pela feira.

“Os munícipes têm o direito de poder disfrutar de uma feira destas, razão pela qual, este ano, optámos pelas entradas grátis, e não me parece que em outras feiras do género o facto das entradas serem a pagar que isso não represente prejuízos”, referiu o autarca, acrescentando que a autarquia não espera “ter prejuízo com a feira, pois contamos com a preciosa ajuda e colaboração das juntas de freguesia do município”.

Relativamente aos número de expositores presentes na Feira da Vinha, o autarca avança com um número total de 120, admitindo que entre os expositores comerciais se regista uma ligeira diminuição “não do número de presentes, mas no espaço solicitado, que é mais reduzido, o que não sucede no ramo dos expositores que são produtores de vinho”.

Sem querer pormenorizar, Litério Marques disse também que os expositores “são maioritariamente da Bairrada e não apenas do município de Anadia”, elogiando o facto de, na vertente cultural, a mostra contar com prestações de grupos de Águeda, Oliveira do Bairro e Mealhada.

A mostra decorre até dia 22 de Junho, contando com a presença de nomes como os de Dulce Pontes (ontem), Ana Malhoa (hoje), Kussondulola (16), Quim Barreiros (17), Ranchos Folclóricos (18), Bandas Filarmónicas (19), Roberto Leal (20), Rádio Macau (21) e Marchas Populares (22). Um festival Internacional WW AR (22) e uma prova de BTT são outras das actividades paralelas. Para além disso, a feira conta com a Zona Euro, onde são transmitidos os jogos de futebol.

O orçamento deste ano ronda os 200 mil euros, estando a autarquia confiante que, com o novo modelo de feira, é possível recuperar o investimento. Situação que não sucedeu na anterior edição, em que a organização teve um prejuízo de 50 mil euros.
 
 
English