Ensinar rituais de prova no solar do vinho do Dão
Jornal de Notícias | 09-05-2006

Aprender a saborear e a escolher o vinho mais adequado às diferentes iguarias gastronómicas, é uma arte que a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD) e a "Carpe Vinum" se propõem partilhar, com o público, durante o Curso de Iniciação à Prova que está a decorrer, até amanhã, no Solar do Vinho do Dão.

"A degustação de vinhos obedece a um ritual que não pode ser desprezado. Além de ser fundamental a escolha de néctares apropriados àquilo que estamos a comer, é fundamental a forma como é servido um bom vinho, o copo que se utiliza e todo o processo de prova da sua qualidade", explicou Valdemar Freitas, presidente da CVRD.

Ministrado por enólogos da "Vines e Wines", o curso está a decorrer, entre as 18.30 e as 21 horas, com um programa que inclui introdução à degustação; o nariz e o vinho aromas vinhos brancos e vinhos tintos; os defeitos do vinho; e escolher e guardar.

"É uma acção promocional idêntica a outras que estão no terreno. Amanhã [hoje], por exemplo, estaremos na Assembleia da República, pelas 19,30 horas, a promover uma prova. Ao mesmo tempo, estamos presentes, num hotel da capital, na iniciativa 'Dão-Douro'. E, a 10 de Junho, já temos garantida a nossa presença no Palácio da Bolsa, no Porto", acrescentou Valdemar Freitas. O dirigente afirma que o curso de iniciação à prova é "também uma oportunidade para atrair público ao Solar do Vinho do Dão".
 
 
English