A Casa Ferreirinha lançou ontem, em Gaia, a 16/a edição em 56 anos do vinho tinto do Douro "Barca Velha", que será vendido pelo preço mínimo de 75 euros cada garrafa de 75 centilitros.
Fonte da Sogrape disse à agência Lusa que vão ser colocadas à venda 26 mil garrafas de 75 centilitros e 1.500 de um litro e meio.
"Cada garrafa de 75 centilitros vai ser colocada à venda no Clube Reserva 1500 da Sogrape por 75 euros, apenas para os sócios. O preço de mercado é sempre mais alto", referiu a fonte.
O "Barca Velha" lançado hoje é da colheita de 2000, ano também fértil em vinhos do Porto vintage.
Este vinho, produzido na Quinta da Leda e criado em 1952 por Fernando Nicolau de Almeida, ganhou fama por só receber o rótulo "Barca Velha" quando os enólogos o classificam como excepcional.
Nos anos em que não atinge essa qualidade, é colocado à venda com o rótulo "Reserva Especial Ferreirinha".
Este vinho "é engarrafado um ano e meio a dois anos depois da vindima, e tem de estar vários anos em maturação", até receber o rótulo de mercado, explicou a fonte.
Apesar de ser rara a classificação como "Barca Velha", é a segunda colheita consecutiva que recebe o rótulo, dado que também a de 1999 foi classificada, dando origem à 15/a edição, lançada em 2006. |