Desde ontem que decorre no Solar do Vinho do Dão a segunda edição do Viseu Gourmet. O evento, organizado pela Região de Turismo Dão Lafões (RTDL), em co-organização com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, volta a reunir, até domingo, grandes nomes da gastronomia.
Os 19 chefes de cozinha presentes, na sua maioria portugueses, mas também espanhóis e um argentino, protagonizam sessões de cozinha ao vivo, aulas e cursos culinários. O programa conta com a participação de alguns enólogos que trabalham o vinho do Dão e que vão realizar provas comentadas de vinho.
O presidente da RTDL, Adriano Azevedo, afirmou, na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, que o Viseu Gourmet se "alia", este ano, a dois momentos da vida da região: O estágio da selecção nacional de futebol e as comemorações dos 100 anos da Região Demarcada do Dão, podendo "trazer um público acrescido".
Uma das novidades deste ano é a participação de crianças, entre os 6 e os 10 anos, que vão integrar cursos de cozinha adaptados e aulas de sensibilização, "interagindo com os chefes de cozinha de modo a conseguirem captar a necessidade de uma alimentação saudável e variada". Esta aposta na alimentação saudável arrancou nas escolas, através de um concurso para crianças dos 4 aos 10 anos e o "mercadinho dos produtos biológicos".
A interactividade com o público é outra novidade e "outro ponto determinante" para a organização do evento. Adriano Azevedo explicou que, em paralelo, no sábado, haverá restaurantes da região a "expor os seus sabores" no exterior do Solar do Dão. A chamada "Revolução do Petisco" será acompanhada de um espectáculo de música e pirotecnia que assinala os 100 anos da Região Demarcada do Dão. O Grupo Bem-Bom, conhecido por actuar com instrumentos pouco usuais, fará um espectáculo musical com utensílios de cozinha.
Um torneio de golfe no Campo do Montebelo, dia 25, marca o encerramento do Viseu Gourmet. Adriano Azevedo confirmou a participação de cerca de 90 inscritos, entre eles os famosos chefes de cozinha. Espera-se a presença do cozinheiro da selecção nacional de futebol e o seleccionador Luís Filipe Scolari.
O bilhete para um dia no Viseu Gourmet custa cinco euros. Quem quiser participar nos quatro dias terá de pagar 15 euros. O evento dispõe ainda do site www.viseugourmet.com, onde se pode aceder a toda a informação. |