Portugal superou a Argentina e agora é o segundo maior fornecedor de vinhos para o Brasil, atrás apenas do Chile, segundo dados de janeiro a abril divulgados hoje pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.
A ascensão é resultado de um aumento de 52,85%, registrado nos quatro primeiros meses de 2006, nas exportações portuguesas do produto ao Brasil.
No período, Portugal vendeu o equivalente a US$ 4,67 milhões (R$ 9,6 milhões) em vinhos aos brasileiros. A participação portuguesa no mercado de vinhos brasileiros atingiu 18,11% e ficou à frente da argentina (16,59%) e da italiana (12,94%). O Chile, líder nas exportações de vinho ao Brasil, tem 37,9% do mercado.
Em 2005, ano em que Portugal ficou em terceiro lugar entre os maiores exportador de vinhos para o Brasil, as vendas lusas já haviam verificado alta: 23,2% em relação a 2004.
Segundo o Instituto de Comércio Exterior Português (Icep), o crescimento das vendas lusas é resultado de um aumento no consumo de vinhos importados pelos brasileiros e também da valorização do real, que tornou as exportações mais baratas.
Entre os principais fornecedores de vinho para o mercado brasileiro estão ainda a França, a Espanha, a Austrália, a África do Sul, o Uruguai, os Estados Unidos, a Nova Zelândia e a Alemanha.
Eventos
Em junho, o Icep promove três grandes provas de vinho português na capital paulista. São esperados 25 importadores, que irão apresentar de 300 a 400 tipos de vinhos. |