A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) foi reconhecida como entidade certificadora de vinhos, a primeira região do país com este estatuto.
A reforma do sector vitivinícola português, lançada pelo Ministro da Agricultura Jaime Silva, determinou que as entidades certificadoras de vinhos devem passar a cumprir requisitos de qualidade previstos nas normas europeias NP EN 45001 e NP EN 17025 e só estas poderão certificar vinhos e aceder aos apoios ao investimento, nomeadamente na área da promoção.
A CVRVV, representando os 35.000 produtores do Noroeste do país, procede à certificação do "Vinho Verde" e do "Vinho Regional Minho", representando um volume anual superior a 70 milhões de litros.
O processo de certificação destes vinhos envolve uma equipa de 60 pessoas, partindo de um registo informático de todas as vinhas (292.000 fichas), sendo o produto acompanhado até ao engarrafamento. A análise química e a prova cega dos vinhos feita por um painel de provadores profissionais são partes fundamentais deste processo. |