Vinhos do grupo Nabeiro premiados
Rádio Portalegre | 05-05-2008

Os tintos regionais Adega Mayor Touriga Nacional 2006, Garrafeira do Comendador 2003 e Monte Maior 2006, produzidos na Adega Mayor e comercializados pelo Grupo Nabeiro/Delta Cafés, foram distinguidos no Concurso Mundial de Bruxelas. Os resultados foram conhecidos no passado dia 25 de Abril em França (Bordéus).

O Adega Mayor Touriga Nacional 2006 e o Monte  Mayor 2006 foram galardoados com a medalha de prata, enquanto o Garrafeira do Comendador 2003 recebeu a medalha de ouro.

Touriga Nacional 2006 é um vinho 100% Touriga Nacional. Após fermentação em balseiro de carvalho francês, estagiou oito meses em barricas novas de 400 litros, também de carvalho francês. De cor granada, tem um aroma exótico de subtis violetas, com ligeiras percepções de bergamota e frutos exóticos. No conjunto mostra equilíbrio, frescura e uma persistência agradável marcada pelo seu exotismo. Deve ser consumido a 15/16ºC.

A colheita Monte Maior 2006 é um vinho com maior percentagem de castas Aragonez, Trincadeira e algum Alicante Bouschet. Cerca de 20% do lote estagiou 12 meses em madeira, tendo sido engarrafado em Dezembro de 2007. De cor granada, apresenta um aroma com notas intensas de ameixas, chocolate e especiaria. A primeira sensação na boca é de uma grande macieza, acidez bem balanceada e uma longa persistência. Deve ser consumido a 15/16ºC.

O vinho Garrafeira do Comendador 2003 é um néctar com forte percentagem de casta Alicante Bouschet e alguma Trincadeira e Aragonez. Antes de ser lançado no mercado, teve um estágio de 17 meses em barricas novas de carvalho francês. De cor granada com ligeiros laivos castanhos, o néctar tem um aroma intenso a compostas de frutos silvestres, alguma casca de laranja e aromas balsâmicos. No seu conjunto, é um vinho bastante elegante, complexo, persistente e muito completo.

Na boca é muito estruturado e envolvente, com uma longa e agradável persistência a convidar à reflexão. Deve ser consumido a 16/17ºC. O vinho não foi filtrado, estando, por isso, sujeito, a um natural depósito em garrafa. Assim, deve ser decantado previamente ao consumo.

A actual área do Grupo Nabeiro está concentrada na região de Campo Maior, com 65 hectares de vinha plantada, dos quais 55 se encontram na Herdade das Argamassas e os restantes na da Godinha.
 
 
English