A edição deste ano da ProWein, um dos mais importantes certames internacionais do sector do vinho e bebidas espirituosas, seleccionou 469 melhores vinhos até cinco euros de mais de 40 países.
Dez vinhos portugueses integraram esse lote, com a particularidade de três deles serem da Adega Coop Redondo: Anta da Serra, Latitude (a designação internacional da marca Terra d'Ossa) e o Porta da Ravessa, todos na versão tinto. No fundo, o reconhecimento internacional da excelente relação qualidade-preço dos vinhos do maior produtor da sub-região de Redondo.
A participação de mais de 3.000 expositores de vinho e bebidas espirituosas, de mais de 40 países e uma afluência de público superior à média dos estádios de qualquer um dos três "grandes" do futebol nacional, são números que traduzem a importância e a notoriedade da ProWein. Um certame que, todos os anos, se realiza na Alemanha e que é de participação obrigatória por todos os agentes que visam os mais importantes mercados internacionais.
Na edição deste ano, um juri constituído por jurados de vários países seleccionou os 469 melhores vinhos disponíveis no mercado mundial com preço abaixo dos cinco euros, sendo que, nesse lote, foram distinguidos dez vinhos portugueses: seis da região do Alentejo, três do Dão e um da Bairrada. Notável é o facto dos dez, três terem em comum o produtor - a Adega Cooperativa de Redondo!
O juri da Prowein classificou os vinhos entre as zero e as cinco estrelas, sendo que, no caso dos vinhos até cinco euros, nenhum recebeu mais do que quatro estrelas, o que diz bem do grau de exigência dos provadores, em perfeito contraste com os de outras iniciativas do mesmo âmbito, que não se coíbem de cair na tentação de atribuir grandes classificações. Neste sentido, é de referir que apenas oito mereceram quatro estrelas (nenhum dos quais português) e não mais do que 43 - ou seja, 9,2% dos vinhos a concurso - receberam três estrelas, entre os quais, o Anta da Serra Tinto 2006, com a nota de prova: "Violetas, especiarias, pimenta, ligeiro licoroso e chocolate; jovem, com taninos firmes, mas com um estilo suave". Com esta distinção, a Prowein classificou o Anta da Serra Tinto 2006 como um dos 50 melhores vinhos do mundo com preço até cinco euros!
O Latitude Tinto 2007 (a designação internacional da marca Terra d'Ossa) mereceu duas estrelas, com a nota de prova "muita especiaria com compota de fruta, cereja; jovem e muito fresco", enquanto ao Porta da Ravessa Tinto 2007 foi atribuída uma estrela, com a nota de prova "aromas a frutos ligeiramente cozinhados com notas de especiarias natalícias, cravinho e terra; um raro estilo leve, mas interessante para guardar". |