Vinhos do Douro e Porto conquistam cada vez mais adeptos.
Mercado em verdadeira ascensão, o Brasil está na mira do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e, pelos números, os brasileiros agradecem. Em Abril, a cidade de São Paulo não será só a cidade do luxo e do glamour, mas também… do vinho. Do Douro e do Porto. E chocolate. São mais de 60 as empresas de Vinhos do Douro e do Porto que participam numa grande prova de degustação, já no dia 25 de Abril, envolvendo mais de 350 marcas, organizada pelo IVDP no prestigiado e luxuoso Hotel Unique, sob a orientação do Chef Fabrice Le Nud. No dia 29, o IVDP marca também presença com a realização de um jantar harmonizado com vinhos do Douro e do Porto, no restaurante Cantaloup, um dos ícones mais consagrados da moderna gastronomia de São Paulo, num menu especialmente preparado pelo chef Renato Carioni.
A análise dos números justifica a escolha da cidade de São Paulo para palco, no dia 25 de Abril, da grande prova de degustação organizada pelo IVDP, envolvendo mais de 350 vinhos, que conta com a presença de 60 empresas de Vinhos do Douro e do Porto. É que as exportações de vinhos do Porto cresceram mais do dobro nos últimos quatro anos, passando de cerca de 588.000 garrafas em 2003 para 1.270.000 garrafas no final do ano passado. Já em relação ao DOC Douro, a evolução é de cerca de 50% nos três últimos anos, num total de 948.000 garrafas em 2007. O Brasil tem vindo a registar um crescimento importante nos últimos anos, ocupando, neste momento, o 4º lugar no mercado de comercialização de vinhos do Douro.
A prova, no dia 25, terá lugar no prestigiado e luxuoso Hotel Unique, considerado um dos hotéis mais arrojados e deslumbrantes em todo o mundo, na sua concepção e arquitectura, da autoria de Ruy Ohtake. Estão previstas duas provas especiais: uma, com a apresentação de novidades no mercado com grandes vinhos do Douro da colheita de 2005, conduzida pelo especialista Guilherme Rodrigues; outra, de harmonização de Vinho do Porto e Chocolate, com as criações do Chef Fabrice Le Nud, o mais premiado chefe de pastelaria do Brasil, e que será orientada pela jornalista José Maria Santana.
No dia 29 de Abril, o IVDP marca também presença com a realização de um jantar harmonizado com vinhos do Douro e do Porto no restaurante Cantaloup, um dos ícones mais consagrados da moderna gastronomia de São Paulo, num menu especialmente preparado pelo chef Renato Carioni, que tem no seu curriculum passagens por restaurantes com estrelas Michelin, nomeadamente em França (Majestic, em Cannes, e Château Chèvre d'Or, em Eze, ambos com duas estrelas), em Itália (Enoteca Pinchiorri de Florença, com três estrelas) e em Inglaterra (Hotel Ritz).
O Brasil é, actualmente, o 11º mercado mundial de Vinho do Porto em quantidade, com um crescimento superior a 17% em 2007, sendo o 4º mercado de comercialização de vinhos do Douro, com um registo ainda superior de 37% em comparação com o ano anterior. Em 2007, o valor global das exportações para este país de vinhos provenientes da Região Demarcada do Douro atingiu os 6,7 milhões de euros, o que representou um crescimento de 24% em relação a 2006. |