A Adega Cooperativa de Favaios quer fazer frente à multinacional Bacardi Martini nos vinhos aperitivos, com o Favaíto. O trunfo na manga chama-se Prime Drinks, com quem firmou contrato este mês para a distribuição exclusiva de três das suas marcas no mercado nacional, entre as quais o emblemático Favaíto
"Com a distribuidora Prime Drinks vamos estarem quase todos os pontos do País, o que não acontecia até aqui. A qualidade do produto irá fazer o resto", sustenta Mário Monteiro, presidente da Adega Cooperativa de Favaios. Destronar a Martini da liderança do mercado nacional é o objectivo, mas para isso a Favaíto terá de passar dos actuais 30 trilhões de garrafas (miniatura) para 70 milhões de unidades.
"A nossa previsão para disputar a liderança com a Martini dita cinco anos e isso significa duplicar as vendas de Favaios e Favaíto", adianta o director geral da Prime Drinks, Denis Coubronne."O que se está a vender é um produto português da região demarcada do Douro, com tradição e de qualidade superior", continuou.
Denis Coubronne apontou dados da Nielsen para dizer que a Martini tem vindo a perder quota de mercado para o Favaios e Favaíto entre 2006 e 2007, com a primeira a passar de 62,5% para 59% e os segundos de 20% para 23%.
Ao associar-se à Prime Drinks, a Adega Cooperativa de Favaios espera dar um novo impulso às vendas das marcas Favaíto, Moscatel Favaios e DOC Douro Foral da Vila, ou não fosse a distribuidora líder nacional de vinhos e bebidas espirituosas. No "portfólio" tem marcas como Monte Velho, Casal Garcia, Asti Gância e Graham's, entre outras, que são grandes motores de venda. Em 2007, a Prime Drinks facturou 141 milhões de euros.
Quanto à Adega Cooperativa de Favaios, registou no último exercício um volume de negócios de 13,7 milhões de euros (o Favaíto pesou cerca de 65%). Este ano, a adega estima vendas de 15 milhões de euros. Além das três marcas que serão distribuídas em exclusivo pela Prime Drinks no mercado nacional, a adega tem outros produtos a cargo de pequenos distribuidoras, como por exemplo o vinho do Porto: Porto Muros e Porto Monge.
Com cerca de 600 associados, a Adega Cooperativa de Favaios representa uma área aproximada de 1.100 hectares. Anualmente, produz entre seis e oito milhões de litros de vinho. Refira-se que em 2007 os moscatéis de Favaios receberam cinco medalhas de ouro, vencendo os concursos "Wine Masters Challenge" (Canadá), "Mouscats du Monde 2007" (França) e "Wate Masters Challenge" (Lisboa).
Apesar de as exportações (resumidas ao chamado mercado da saudade) registarem um peso de apenas 5,1% nas vendas, a adega tem um programa de internacionalização que prevê, para os próximos três anos, a cobertura de mercados como a China, Índia, Rússia, Brasil, Canadá e Estados Unidos. |