O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações para a Casa Ermelinda Freitas – Vinhos Lda., a propósito da atribuição do Prémio do Melhor Vinho no concurso “Vinalies Internacionales”.
Na mensagem enviada, Cavaco Silva refere que "Ao tomar conhecimento da honrosa distinção atribuída ao vinho Syrah 2005, como melhor vinho tinto no prestigiado concurso “Vinalies Internationales 2008”, realizado em Paris, quero felicitar V. Exa., bem como os colaboradores da Casa Ermelinda Freitas – Vinhos Lda., pelo galardão recebido", acrescentando ainda que "o importante prémio alcançado, que muito prestigia a Casa que V. Exa. dirige, certamente constituirá uma relevante contribuição para o reforço do reconhecimento internacional da excelente qualidade dos vinhos portugueses".
A Família Freitas produz vinhos em Fernando Pó, uma zona privilegiada da região de Palmela, há cinco gerações. A quase totalidade das uvas colhidas em Fernando Pó são vinificadas pela Dra. Leonor Freitas e pela sua família. O seu bisavô era proprietário de mais de 600 ha de vinha. A Casa Ermelinda Freitas propriedade da Dra. Leonor Freitas possui 102 ha de vinha dos quais 94 ha da casta Castelão, mais conhecida na zona por Periquita, e 8 ha da casta Fernão Pires (branco). Dada a localização privilegiada da sua exploração, nela são produzidos alguns dos melhores vinhos da região.
O enólogo da Casa Ermelinda Freitas é o Eng. Jaime Quendera que é também director da Cooperativa Agrícola de Sto. Isidro de Pegões e enólogo assistente na mesma cooperativa, cujo enólogo chefe é o Eng. João Portugal Ramos. |