Em 2007, mais de 40 por cento dos vinhos de qualidade vendidos em Portugal foram do Alentejo. Segundo o mais recente estudo da ACNielsen, só os vinhos da região geraram um volume de negócios de 152,8 milhões de euros - mais 3,6 milhões do que em 2006! Um número que traduz a valorização conferida aos "Vinhos do Alentejo" por parte dos consumidores.
No ano passado, dos 76,9 milhões de litros de vinho de qualidade (D.O.C. e Regionais) vendidos em Portugal, na Grande Distribuição e no Canal Horeca, pouco mais de 33 milhões foram provenientes do Alentejo, o correspondente a 42,98 % do mercado. E se, em relação a 2006, a região vendeu 2,2 milhões de litros a menos, em contraponto, o volume de negócios sofreu um incremento de 3,6 milhões de euros. Segundo a ACNielsen, só o Alentejo foi responsável por 45,52% das vendas em valor no mercado nacional, o equivalente a 152,8 milhões de euros.
Se as vendas em valor traduzem que os consumidores portugueses valorizaram os "Vinhos do Alentejo", já a quebra de 2,83% nas vendas em volume pode ser justificada pela estabilização dos preços dos maiores produtores da região, nomeadamente das adegas cooperativas, que não caíram na tentação de uma desenfreada quebra dos preços durante o ano de 2007. |