Fazer a ponte entre as universidades e as empresas de viticultura e enologia é um dos objectivos da VINIDEAs, uma empresa liderada por duas mulheres, que vai organizar em Abril um congresso mundial com os mais prestigiados especialistas internacionais.
A VINIDEAs, empresa de desenvolvimento enológico, vai organizar o Congresso Técnico e Cientifico de Viticultura, a realizar nos dias 22 e 23 de Abril em Vila Real.
Dduas mulheres, Leonor Santos, licenciada em Engenharia Agrícola, e Bárbara Sistelo, licenciada em Enologia formaram a VINIDEAs em 2002 com o objectivo fundamental de "divulgar junto dos técnicos e empresas do sector, a investigação que é feita nas universidades".
"O nosso objectivo é fazer a ponte entre as universidades, as empresas e os técnicos de viticultura e enologia de forma a democratizar o acesso à informação científica", explicou Leonor Santos.
As responsáveis deste projecto dizem que "existe uma lacuna em Portugal de cursos técnico práticos nas áreas da vinicultura e enologia" e que a VINIDEAs vem tentar preencher essas falhas.
"Consideramos que os cursos são muito teóricos e pouco práticos. Tínhamos técnicos que saíam das universidades com a sensação de que não tinham aprendido nada", afirmou à Lusa Bárbara Sistelo.
Outro objectivo de Leonor e Bárbara é "incentivar as empresas a praticar uma investigação aplicada em conjunto com as universidades".
Incentivar a investigação neste sector de produção em crescimento é outro dos objectivos.
"A junção de sinergias é essencial para a construção de um conhecimento mais prático e efectivo da viticultura. O sector do vinho necessita de um motor de permanente evolução e é a investigação que deve fazer esse papel", explicaram.
Relativamente ao congresso que se vai realizar nos dias 22 e 23 de Abril em Vila Real, as responsáveis afirmam que tem um bom programa e prometem trazer dos "melhores especialistas internacionais da área da Viticultura a Portugal".
"Estarão presentes investigadores convidados por nós e também de outras empresas do sector que vêm apresentar as suas inovações. Queremos que seja sobretudo um espaço de convívio que proporcione um ambiente interactivo e dinâmico entre todos os presentes", desejam as organizadoras do evento.
No Congresso estarão presentes, entre outros, a portuguesa Carmo Vasconcelos, residente na Nova Zelândia, uma das investigadoras com maior prestígio internacional, o italiano Fulvio Matti, coordenador do Departamento de Qualidade Agro-Alimentar do Instituto Agrário di San Michele all Adige e dos críticos de vinhos Paul White, que colabora com algumas das publicações mais prestigiadas internacionalmente, e Kim Marcus, jornalista e editor da revista Wine Spectator. |