A partir de hoje e até quinta-feira o Vinho Madeira é divulgado em Londres, na edição 2006 da London International Wine & Spirits Fair, numa acção onde o IVM e as empresas exportadores de Vinho Madeira marcam presença, promovendo amanhã uma prova temática de vinhos produzidos actualmente e vinhos mais tradicionais.
O Instituto do Vinho Madeira (IVM), juntamente com as empresas exportadoras de Vinho Madeira, estará presente na edição de 2006 da London International Wine & Spirits Fair a decorrer a partir de hoje até 18 de Maio, considerada pelos especialistas como uma das feiras mais importantes do sector das bebidas a nível mundial.
Assim, no decorrer da feira de Londres, o IVM irá promover uma prova temática amanhã, pelas 11:30 horas, intitulada “Madeira, Ancient and Modern”, a qual será apresentada por Charles Metcalfe, um dos mais conhecidos críticos de vinho da Inglaterra.
Segundo a nota informativa do IVM, este crítico citou o seguinte sobre o Vinho Madeira: “Madeira não é apenas um tipo de bolo ou um destino de férias para idosos. E o vinho produzido na ilha não dá apenas o sabor a um tradicional molho. O vinho Madeira está vivo e evolui. Venha e compare o antigo com o actual. Se se atrever...”
O objectivo desta prova, de acordo com o IVM, é dar a conhecer a evolução do vinho Madeira e os seus vários estilos, através da comparação entre o vinho que é feito actualmente e os vinhos mais tradicionais, e que continuam disponíveis no mercado”.
Assim, por empresa, serão apresentados dois tipos de vinho. A empresa Vinhos Barbeito irá apresentar uma Reserva meio-seco e uma Frasqueira Verdelho 1981, a empresa Pereira D’ Oliveira uma Colheita Malvasia 1987 e uma Reserva Boal 1977, a empresa Justino Henriques uma Colheita 1996 e um Terrantez 1978, a Madeira Wine Company apresenta o vinho Alvada Madeira 5 anos e o Blandy’s Boal 1964, a empresa H.M. Borges as Colheitas Malvasia 1998 e Sercial 1995 e a empresa Henrique & Henriques um Terrantez 1976 e um Single Harvest 1995 Fine Rich.
Considerado um dos mercados mais tradicionais de exportação do vinho Madeira, o IVM sublinha que “é imperiosa a presença do sector vitivinícola regional neste tipo de acções no mercado inglês, pois há a expectativa de novas oportunidades de negócio e, consequentemente, aumentar as exportações de vinho Madeira para aquele mercado”. Em 2005, o mercado inglês foi o terceiro mais importante no total de vinho Madeira comercializado, representando 11,93% (324.700 litros) e atingiu o preço médio por litro de 5,27 euros.
O vinho Madeira de três anos representa a principal fatia exportada para a Grã-Bretanha (65,39%), sendo o tipo vinho Madeira doce o mais exportado (52,70%). No que se refere às castas nobres, o vinho Madeira Malvasia liderou a quantidade de litros exportados com 16.936 (5,22%). |