Mais de 17 mil visitantes visitaram a quinta edição da Essência do Vinho que encerrou ontem à noite com a promessa de regressar para o ano.
Como vem sendo habitual, uma vez por ano a cidade do Porto (mais em específico o Palácio da Bolsa) transforma-se no local onde se pode saber tudo sobre vinho e as suas ligações com a gastronomia. Este ano, os visitantes foram mais de 17 mil e não eram apenas portugueses: espanhóis, alemães, ingleses, entre outros e que tiveram oportunidade de provar mais de 2500 vinhos, trocar impressões com as cerca de 300 casas produtoras que marcaram presença no evento ou participar em provas ou conversas sobre o vinho, já que eram mais de 100 as actividades paralelas disponíveis.
Cerca de 40 jornalistas estrangeiros visitaram o evento para conhecer e provar os vinhos portugueses, porque “a Essência do Vinho, para além de constituir um sucesso em número de visitantes nacionais, é também um caso de estudo na atracção de jornalistas especializados dos quatro cantos do globo”, afirma Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto.
Na Essência do Gourmet que à semelhança do ano passado, se realizou no Mercado Ferreira Borges, estiveram presentes dezenas de distribuidores e lojas gourmet que disponibilizaram para prova chocolates, chás, compotas e biscoitos caseiros, água, entre outras especialidades gourmet. O Mercado Ferreira Borges foi também palco de várias apresentações realizadas por chefes de cozinha nacionais e internacionais que apresentaram as melhores combinações entre alimentos e vinhos, truques culinários e outros segredos da cozinha.
A Essência do Vinho promete voltar para o ano com mais vinhos e com um leque de convidados cada vez mais representativo do panorama nacional e internacional. |