O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai investir 2,3 milhões de euros em promoção este ano, apostando em aumentar o consumo em novos mercados, mas concentrando a divulgação num número mais restrito de países.
Em comunicado, o instituto destaca o potencial do mercado russo, assim como do Japão, do Reino Unido e dos EUA.
"Neste momento, as atenções voltam-se para Reino Unido e Estados Unidos, como mercados que têm tido um crescimento sustentado em termos de volume de negócios. É nesses mercados, a par com Rússia, que será investida a grande fatia do montante que o IVDP vai despender na promoção e divulgação dos vinhos do Douro e Porto", lê-se no documento.
Segundo destaca, no mercado norte-americano estão centradas "grandes atenções e expectativas", dado o potencial de crescimento do volume de exportações e as margens que permite às empresas.
Para além destes mercados, o IVDP pretende também investir na promoção em Portugal, "até porque o mercado nacional está em reconversão".
As acções de promoção previstas irão centrar-se na educação e formação de públicos especializados, visitas de jornalistas e provas de harmonização como apoio à actividade comercial dos agentes do sector, quer em Portugal quer no estrangeiro.
No `ranking` dos principais mercados do Vinho do Porto a França e a Holanda ocupam, respectivamente, o 1º e 2º lugares, surgindo Portugal na 3ª posição.
Já o Vinho do Douro continua a ser maioritariamente consumido no mercado português, embora comece a conquistar "grande prestígio" no Canadá, Brasil e Angola, a par com mercados do Vinho do Porto. |