Na comemoração dos 100 Anos da Demarcação “Moscatel de Setúbal”, a CVRPS seleccionou o copo que reúne mais condições para uma correcta degustação de um dos mais nobres vinhos generosos de Portugal
O Moscatel de Setúbal é há muito um dos principais marcos de um país que se apresenta ao mundo com os melhores vinhos generosos que se conhecem. O rigor e a qualidade que lhe são conhecidos e que reúne um sem número de apreciadores exige, por isso, que a sua degustação seja feita da forma que mais o dignifica. Foi por isso que a CVRPS, entidade responsável pelo controlo e certificação de qualidade deste extraordinário Generoso, se empenhou na procura do copo que mais potenciasse a qualidade deste vinho; esforço esse (com)provado e validado pela sua Câmara de Provadores.
Este copo resultou de um processo de pesquisa da CVRPS de entre várias opções. Cada vinho tem o seu comportamento específico e, no caso do Moscatel de Setúbal, impunha-se o copo que concentrasse da forma mais correcta os aromas libertados por este vinho e que o projectasse na boca de forma a não se perder qualquer dos elementos que integram a sua degustação.
Desta forma, o copo agora escolhido como oficial do Moscatel de Setúbal potencia o paladar deste vinho da forma mais digna possível, pelo que a CVRPS recomenda a sua utilização.
Porquê este copo
O novo copo oficial do Moscatel de Setúbal, uma nova linha da Pasabahçe, apresenta-se com um vidro cristalino e sem qualquer artefacto que altere a cor, o que é essencial no processo de degustação. O ângulo resultante da diferença entre a parte mais larga do copo, com um diâmetro de 73 mm, e a zona da parte superior mais estreita, com 55 mm, permite concentrar os aromas de forma a que o olfacto possa retirar da degustação todos os elementos contidos neste Generoso. Este factor é de uma importância extrema, uma vez que de outra forma o processo de evaporação poderia ser precipitado, correndo o risco de se perderem aromas essenciais.
Como degustar com o copo oficial do Moscatel de Setúbal
O copo oficial do Moscatel de Setúbal oferece as melhores condições para o exame visual, olfactivo e gustativo. Comece por deitar cerca de 60 ml de Moscatel de Setúbal no copo (sensivelmente ao nível da parte mais larga do copo) e verifique as tonalidades perante uma inclinação do copo a 45º tendo como fundo algo de cor branca.
Segure no pé do copo sem tocar no vidro que está em contacto com o vinho e aproxime a boca do copo do seu nariz. Depois gire levemente o copo para agitar o vinho e volte a fazer o exame olfactivo depois de exalados novos aromas. Repita este passo se achar necessário. Ao fazer o exame gustativo, deixe o Moscatel de Setúbal projectar-se na sua boca de forma a permitir que o vinho percorra toda a língua, uma vez que os vários sabores (doce, ácido, salgado e amargo) são percepcionados em diferentes pontos da boca. |