Uma centena de vinhos de todas as regiões do país constitui o TOP anual da BLUE WINE, numa tabela de qualidade e excelência em que as pontuações oscilam entre os 17 e os 19 pontos (escala de 0 a 20) e cuja liderança é repartida por três vinhos fortificados: Blandy's Bual 1920 (Madeira), Dow's Quinta da Senhora da Ribeira Vintage 2004 (Vinho do Porto) e JMF Moscatel Roxo Superior 1960 (Setúbal).
A partir do TOP 100 de vinhos portugueses, os enólogos do ano (todos com 5 referências nesse "ranking" da BLUE WINE) são: Charles Symington, David Guimaraens e Paulo Laureano. Pelo mesmo critério, no segundo lugar do pódio figuram (com 4 vinhos cada) Francisco Olazabal, Dirk Niepoort, Francisco Albuquerque, Cristiano Van Zeller, a dupla Raquel Carvalho e Carlos Campolargo, e ainda Sandra Tavares. Finalmente, com 3 vinhos cada, temos Domingos Soares Franco e Susana Esteban.
Sempre de acordo com o mesmo critério, graças a Vinhos do Porto das marcas Croft, Taylor's e Fonseca, o produtor do ano de vinhos generosos é The Fladgate Partnership (com 5 vinhos) e os produtores do ano nos denominados vinhos de consumo (com 4 referências cada) são a Niepoort Vinhos e o produtor bairradino Manuel dos Santos Campolargo.
E porque na hora de comprar um vinho para consumo regular, um vinho para o dia-a-dia, a maioria das pessoas valoriza a denominada relação qualidade/preço, a BLUE WINE elegeu também os melhores produtores do ano a partir da lista de boas compras que foi sugerindo ao longo de um ano inteiro. Nesta lista, há três produtores que se destacaram, nela incluindo cinco dos seus vinhos: a Cooperativa Santo Isidro de Pegões, a Sogrape e a VDS. Referência também para os produtores que incluiram três vinhos neste "ranking" (três produtores do Alentejo e um do Ribatejo): Herdade do Esporão-Finagra, J. Portugal Ramos Vinhos, Sociedade Agrícola Gabriel Francisco Dias & Irmãs e Fiuza & Brigth.
Na lista dos melhores do ano, a BLUE WINE destaca ainda o "ranking" dos vinhos mais pontuados de cada região demarcada (para além de um directório de vinhos estrangeiros), bem como os melhores restaurantes das cerca de oito dezenas em que os colaboradores da revista, sob rigoroso anonimato, avaliaram o respectivo serviço de vinhos, tendo em conta as cartas, os copos, as temperaturas e a qualidade do serviço, o aconselhamento do vinho em função dos pratos escolhidos e o vinho a copo.
Melhores enólogos CHARLES SYMINGTON, DAVID GUIMARAENS E PAULO LAUREANO
Melhor Produtor Vinhos Generosos THE FLADGATE PARTNERSHIP
Melhores Produtores Vinhos de Consumo NIEPOORT VINHOS MANUEL DOS SANTOS CAMPOLARGO
Produtores do Ano (Vinhos Boas Compras) COOPERATIVA DE PEGÕES SOGRAPE |