Vinhos Verdes à prova em feira internacional em Londres
Agroportal | 16-05-2006

A Região dos Vinhos Verdes participa esta semana, em Londres, na London International Wine & Spirits Fair, onde promoverá contactos para aumentar as exportações para este e outros mercados internacionais prioritários, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a comissão de viticultura regional (CVRVV) adianta que pretende este ano aumentar o volume de exportações dos vinhos verdes e vinho regional Minho para o Reino Unido, actualmente o 6º destino de vendas do vinho verde.
 
Para o efeito, adianta, vai investir em 2006 cerca de 87.000 euros em promoção naquele mercado.
 
Em 2005, as vendas para o Reino Unido aumentaram já 16,7 por cento, face a 2004, passando de 464.557 para 542.337 litros.
 
A decorrer de terça a quinta-feira, a London International Wine & Spirits Fair conta este ano com 1.300 expositores e aguarda a visita de cerca de 25.500 pessoas, entre os quais importadores de diversos países.
 
Para a CVRVV, a participação na feira justifica-se pelo facto de ser "uma das principais mostras de vinho a nível mundial e um fórum de negócios onde podem ser realizados contactos internacionais que incentivem as exportações".
 
No âmbito da participação portuguesa, diversos agentes económicos da região dos vinhos verdes irão colocar à prova alguns dos seus melhores produtos, nomeadamente vinhos verdes, espumantes de vinho verde, aguardentes e bagaceiras de vinho verde e vinho regional Minho.
 
No âmbito desta estratégia de reforço da posição nos principais mercados internacionais, a CVRVV organizou já, no início de Maio, uma acção de degustação em Nova Iorque, nos EUA, o 2º maior destino das exportações do vinho verde.
 
Depois de em 2005 as vendas para aquele mercado terem aumentado cerca de 13 por cento, para três milhões de euros, a CVRVV vai este ano investir 45 mil euros em promoção nos EUA.
 
Na acção organizada no início do mês num restaurante nova-iorquino, foram apresentados a 'sommeliers', agentes, importadores, distribuidores, sector horeca (hotelaria, restauração e cafetaria) e líderes de opinião diversos vinhos verdes, espumantes de vinho verde, aguardentes e bagaceiras de vinho verde e vinho regional Minho.
 
No total, disse à Lusa fonte da comissão de viticultura, participaram na iniciativa 92 pessoas, tendo a diversidade dos vinhos de diferentes castas "despertado o interesse" de todos, "assim como a diferença de sabores e aromas".
 
"O rosé - acrescentou - foi alvo de curiosidade e interesse de vários participantes".
 
 
English